Coração e Vida | Aprenda a manter uma alimentação saudável nas festas

Aprenda a manter uma alimentação saudável nas festas de final de ano

É possível fugir daquele arrependimento logo após o natal ou ano novo; veja como fazer boas escolhas

20.12.2018 | por Equipe Coração e Vida

As festas de final de ano são a oportunidade perfeita para tirar a barriga da miséria, certo? Errado. Quem quer manter o peso e manter a saúde em ordem precisa se controlar e fazer boas escolhas durante as celebrações de dezembro. Quem tem diabetes, por exemplo, um exagero pode custar dias com a doença descompensada, o que traz consequências ruins para a saúde.

A nutricionista Paula Hertel, do Hospital Sírio-Libanês, explica que não devemos ir para nenhum evento com fome. “Faça sempre uma refeição leve antes de sair de casa: uma salada completa, um sanduíche natural ou uma sopa. Isso ajuda a reduzir o apetite, o que contribui para sermos mais seletivos nas nossas escolhas”, aconselha.

Além da alimentação, cuidado com as bebidas alcoólicas - Foto: Pixabay (CC0 Creative Commons)

Além da alimentação, cuidado com as bebidas alcoólicas – Foto: Pixabay (CC0 Creative Commons)

Na ceia de Natal, ela aconselha a optar por petiscos mais saudáveis, como as oleaginosas (castanhas, nozes ou amêndoas). “Inicie o jantar com uma bela salada repleta de legumes e verduras. Para o prato principal, opte por uma carne magra como a de peru, bacalhau ou Chester. De sobremesa, escolha uma fruta e uma porção pequena de um doce da sua preferência”, diz ela.

Paula recomenda não abusar das quantidades e comer com atenção plena, saboreando cada garfada do alimento. “Não aproveite a fartura para comer demais. Coma apenas o suficiente! Aproveite as festas para ver os amigos e família e não para comer”.

Cuidado com o álcool

Ele parece inofensivo, mas esconde muitas calorias. “Um grama de álcool contém sete calorias, enquanto um grama de carboidrato tem quatro calorias”, explica a nutricionista. Ou seja, dependendo da bebida, ela pode conter mais calorias do que um pão francês, por exemplo. “A dica mais importante é a moderação”.

Além disso, Paula relembra que o álcool sobrecarrega o fígado e aumenta a retenção de líquidos.

Veja abaixo a média de calorias de várias bebidas populares no Brasil:

Caipirinha: de 300 a 400 calorias por unidade

Cerveja: 150 calorias por lata

Champanhe: 110 calorias por taça

Vinho: 110 calorias por taça

Whisky: 120 calorias a dose

Leia também: Colesterol alto? Saiba o que mudar na alimentação

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.