As vantagens de ter um animal de estimação
Dados de 2013 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 44,3% dos domicílios do país possuem pelo menos um cachorro, o equivalente a 28,9 milhões de unidades domiciliares.
O IBGE estima a população de cachorros em domicílios brasileiros em 52,2 milhões, o que dá uma média de 1,8 cachorro por domicílio. Já a população de gatos é estimada em 22,1 milhões, o que representa aproximadamente 1,9 gato por domicílio que tem esse animal.
A decisão de ter um animal, no entanto, precisa ser muito bem pensada. É uma vida que vai durar pelo menos 10 anos sob a sua responsabilidade. Uma vida que sente fome, medo, frio e gera gastos no dia a dia.
O cardiologista Roberto Kalil Filho afirma que ter um animal de estimação ajuda a reduzir a pressão arterial, o colesterol e ainda a emagrecer.
“Os animais fazem bem à saúde. As pessoas têm preguiça de fazer exercícios e, muitas vezes, é obrigada a se exercitar por conta do cachorro.”
O especialista diz também que os bichinhos ajudam a diminuir o estresse do dia a dia. “O animal supre a carência, as pessoas ficam menos deprimidas, se cuidam mais e fazem mais dieta.”
Segundo o cardiologista, 20 minutos diários de caminhada com seu animal de estimação são suficientes para diminuir os riscos de derrames e infartos.