Associação americana inclui sono em lista de cuidados essenciais para a saúde cardiovascular

08 de julho - 2022
Por: Equipe Coração & Vida

Quando o assunto é cuidar da saúde do coração, muitas vezes lembramos de hábitos como alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos. Mas, segundo uma nova recomendação da Associação Americana do Coração (American Heart Association – AHA), dormir bem também deve entrar nessa conta. A associação sugere que, no caso dos adultos, a duração do sono deve ser de sete a nove horas por dia.

A nova definição foi feita por meio da atualização de uma lista de métricas que a AHA criou em 2010, composta por itens que ajudam a avaliar a saúde do coração e do cérebro. Essa lista inclui fatores de saúde e de comportamento. Até o momento, eram sete: atividade física, alimentação, tabagismo (fator de risco e que, portanto, deve ser evitado), índice de massa corporal (IMC), pressão arterial, além dos níveis de glicose e colesterol no sangue. Agora, o sono se junta a esses sete outros fatores.

A importância de dormir bem para a saúde cardiovascular tem a ver com o controle de outros fatores de risco, como explica o médico cardiologista Roberto Kalil: “Dormir bem ajuda a controlar melhor o peso corpóreo e a pressão arterial, bem como o risco de desenvolver diabete”, diz. “Cuide do sono, o seu coração agradece.”

A associação também fez outras atualizações na lista, que agora é chamada de Life’s Essential 8. Uma delas diz respeito ao item sobre tabagismo: antes focado no cigarro tradicional, agora passa a ser “exposição à nicotina” para incluir os cigarros eletrônicos e o fumo passivo, que também devem ser evitados.

(Foto: Pexels)

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: