Coração e Vida | Você conhece mangostão, kinkan e atemoia? - Coração e Vida

Você conhece mangostão, kinkan e atemoia?

Típicos da safra de junho, estes alimentos são extremamente benéficos para a saúde. Descubra:

29.05.2019 | por Equipe Coração e Vida
shutterstock_1285837435_mango

De origem asiática, o mangostão (também conhecido por ‘mangostin’) tem produção abundante na Tailândia, Cingapura, Malásia e Indonésia

Junho chegou e a safra de frutas do mês é repleta de propriedades nutritivas. Além das mais conhecidas, como carambola, kiwi e tangerina, estão na lista da temporada alimentos mais exóticos, como atemoia, mangostão e laranja kinkan.

Saiba quais são os benefícios de aproveitar a temporada para consumir esses três alimentos.

Atemoia:
Alguns a chamam de fruta do conde, mas a verdade é que a atemoia é uma mistura entre a cherimoia e a pinha. Fonte de potássio, essencial na redução da pressão arterial, a fruta também é rica em fibras, o que ajuda na regulação da função intestinal, e dá maior sensação de saciedade. Segundo pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp), a casca e as sementes da atemoia também são ricas em fibras e minerais, e aproveitadas. As sementes podem ser trituradas e consumidas com sorvetes, iogurtes e frutas, e a casca entra na produção de compotas e geleias. Mas, atenção: por ser rica em carboidrato, é considerada uma fruta bastante calórica. Não deve ser consumida em excesso.

Mangostão ou Mangostin:
De origem asiática, o mangostão (também conhecido por ‘mangostin’) tem produção abundante na Tailândia, Cingapura, Malásia e Indonésia. A fruta possui grandes quantidades de proteínas e minerais, como ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganês. Ainda contém os chamados fitonutrientes, como a xantonas, cujas propriedades são anti-cancerígenas, anti-inflamatórias e antibacterianas.

Mais:

Crianças: conheça 10 passos para uma alimentação saudável

Descubra 7 alimentos utilizados como remédios naturais


Kinkan
São pequenas laranjas de sabor cítrico e ricas em vitamina C — o que estimula e aumenta a capacidade a função de cicatrização do organismo, e fortalece o sistema imunológico contra bactérias e agentes virais. A fruta também é rica em minerais como cobre, ferro e potássio. Para quem segue na dieta e evita o consumo de laranja, conhecida por seu alto teor calórico, a boa notícia: a kinkan é importante aliada da dieta, pois é livre de gordura, colesterol e tem baixo teor calórico, beneficiando a perda de peso.

Fonte: CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.