Coração e Vida | Brigadeiro fit para comer sem culpa

Brigadeiro fit para comer sem culpa

Receita leva biomassa de banana verde, óleo de coco e cacau em pó. Vale a pena experimentar:

26.07.2019 | por Equipe Coração e Vida

shutterstock_brigadeiro

Prático, gostoso e simples de fazer, o brigadeiro é o antídoto para aqueles dias de ansiedade ou simplesmente para matar a vontade de comer um docinho. No entanto, sabemos que a receita tradicional da guloseima é bastante calórica: apenas 30g de brigadeiro possui, em média, 100 calorias e quase 10g de carboidrato.

Para aqueles que se esforçam por seguir a linha da alimentação saudável, o brigadeiro de biomassa de banana verde é uma ótima opção. “O alimento é rico no chamado amido resistente, fermentado pelas bactérias intestinais, tendo assim um efeito prebiótico, o que auxilia na regulação da flora intestinal”, explica a nutricionista Paula Hertel. “Por ser fonte de fibra, a biomassa ainda auxilia no trânsito intestinal, promove saciedade e auxilia no controle da glicemia e do colesterol”, complementa.

Mais:
Crianças: açúcar não deve ser consumido até, pelo menos, 2 anos de idade

Além da substituição do leite condensado pela biomassa de banana verde, também é possível substituir a manteiga pelo óleo de coco — gordura vegetal de rápida e fácil absorção. “O óleo de coco é rico em um tipo diferente de gordura saturada, os chamados triglicérides ou ácidos graxos de cadeia média. Este tipo de gordura é rapidamente absorvida pelo intestino e oxidada, ou seja, quebrada, gerando energia. Não ficam estocados no tecido adiposo, como gordura”, esclarece a especialista.

Mais:
10 dicas para diminuir o consumo de açúcar e sal

Por fim, vale ressaltar que é importante substituir o chocolate em pó tradicional por cacau em pó ou, até mesmo, por chocolate amargo. Quanto maior o teor de cacau do chocolate escolhido, menor será a quantidade de açúcar, e maiores serão seus benefícios. “O cacau possui uma substância antioxidante chamada flavonoide, que auxilia a redução do LDL colesterol, tem efeito anti-inflamatório e anti-plaquetário, reduzindo a deposição de gordura na parede dos vasos”, finaliza.

Reunindo os três ingredientes, o site Coração e Vida separou uma receita de brigadeiro fitness, para você comer sem culpa.
Confira:

 

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de biomassa de banana verde
  • 2 colheres (sopa) de cacau em pó ou chocolate amargo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de óleo de coco
  • Coco ralado para cobrir (opcional)

 

Modo de preparo:

  • Coloque todos os ingredientes na panela.
  • Em fogo baixo, mexa até começar a desgrudar da panela, em ponto de brigadeiro.
  • Deixe esfriar e enrole em bolinhas.
  • Se desejar, passe no coco ralado.


Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.