Coração e Vida | Camomila para acalmar – e muito mais - Coração e Vida
Qualicorp

Coração e Vida

Camomila para acalmar – e muito mais

Conheça os benefícios do uso dessa flor delicada e tão cheia de propriedades

15.02.2018 | por - Equipe Coração e Vida

Embora o consumo de chá tenha sido associado a benefícios para a saúde durante séculos, apenas nos últimos anos suas propriedades medicinais começaram a ser, de fato, investigadas cientificamente. E as pesquisas dizem: é preciso reconhecer o poder dos chás. Como a camomila, por exemplo.

Os benefícios para a saúde dos chás, de modo geral, são em grande parte devido ao seu alto teor de flavonoides (nutrientes derivados de plantas). No caso específico da camomila, são muitos os pontos positivos derivados – tantos que tornaram essa erva tão antiga um nome marcante de propriedades curativas e calmantes.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Conheça mais sobre a delicada e poderosa camomila, originária da África, cultivada há pelo menos dois mil anos e matéria-prima para produtos que vão dos cosméticos aos medicamentos.

– A camomila é uma margarida. Sua flor é usada em diferentes formas, variando de florzinhas secas maiores até o pó, sendo os chás mais intensos também os mais simples, feitos apenas da camomila seca.

– Vários estudos ligaram o chá de camomila à redução de intensidade das cólicas menstruais. Um estudo norte-americano de 2010, por exemplo, descobriu que o consumo do chá por um mês poderia reduzir a dor, controlar melhor a ansiedade e sofrimento associados ao período.

– Outro estudo, desenvolvido por duas universidades, a de Toyama, no Japão, e a de Grassland, Reino Unido, descobriu que o uso associado de chá de camomila ajuda a baixar o nível de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. A pesquisa não mostra que a camomila é um substituto viável para medicamentos para diabetes, claro, mas pode ser um suplemento útil aos tratamentos existentes.

– O chá de camomila é amplamente sugerido para ajudar as pessoas a dormir. Mas poucos ensaios clínicos testaram exatamente isso, na verdade. O que muitos relatam é o efeito de controlar a ansiedade. Os pesquisadores acreditam que a camomila funciona, inclusive, do mesmo modo que remédios à base de benzodiazepina, remédios que induzem o sono, apenas de um modo mais leve.

– Existe também histórico de que a camomila funciona durante aqueles resfriados bastante chatos – como um bom adstringente para as vias aéreas. Fazer inalação com ela auxilia a respiração.

– A camomila é largamente usada para cuidar da pele (e registros dizem que egípcios, gregos e romanos já sabiam disso). Presente em muitos cosméticos, de larga escala e de manipulação, ela também pode ser utilizada de um modo simples: basta preparar o chá, deixar esfriar e aplicar no rosto para limpar e tonificar a pele. A camomila tem capacidade para purificar, desintoxicar e desinchar.

– Aliás, é bom saber preparar o chá de maneira correta para tirar o melhor proveito. Ele deve ser feito por infusão – quando se ferve a água e depois coloca-se sobre duas pequenas flores secas de camomila, deixando coberto por cinco minutos. Então é só coar para beber.

Mas tem quem precise evitá-la

Além das pessoas com alergia a pólen e à própria camomila, bebês e crianças muito novas não devem usar essa planta como chá ou em receitas.

Assim como o mel e alguns outros produtos, a camomila é passível de estar contaminada com esporos de botulismo. A maioria dos adultos saudáveis combate a infecção, mas os pequenos podem não ser capazes disso – e os pediatras recomendam evitar.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

1 comentário

  1. Almerinda Sousa da Silva disse:

    Gostaria de saber se os chás calmantes como camomila , melissa e outros, podem acelerar o coração.
    Porque não encontrei essa resposta aqui.

    Obrigada

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.