Casos de dengue apresentam queda antecipada no Brasil
Os casos de dengue no Brasil apresentaram queda antecipada em 2016 na comparação com os anos anteriores. Historicamente, a redução no número de casos era observada a partir do mês de junho.
O pico da doença ocorreu antes do previsto, em fevereiro, com 106.210 casos registrados na última semana do mês. Em anos anteriores, a maior incidência de casos ocorria nos meses de abril ou maio.
Segundo levantamento do Ministério da Saúde, os números de casos de dengue já apresentaram redução de 99,2% no comparativo entre fevereiro e maio deste ano. Já na última semana de maio, os números caíram para 779 em todo o país.
O município do Rio de Janeiro, por exemplo, teve o maior registro de casos prováveis de dengue na última semana de fevereiro, com 2.420 casos. Nas semanas posteriores, os dados caíram, chegando a 12 casos notificados na última semana de maio, uma redução de 99,5%.
Considerada um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, a dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que põe seus ovos em água parada e limpa, e aproveita a época das chuvas para se reproduzir.
O site Coração & Vida faz um alerta para que a população não descuide dos criadouros. A dica é sempre adotar hábitos como armazenar lixo em sacos plásticos fechados, manter a caixa d’água vedada e não deixar água acumulada em calhas.
Também é importante encher com areia os pratinhos dos vasos de plantas e tratar a água de piscinas e espelhos d’água com cloro.
A dengue pode provocar infecções mais leves, como febre, dores de cabeça, musculares, náuseas e vômitos, e até evoluir para situações mais graves, quando a pessoa apresenta sangramentos, queda de pressão arterial e insuficiência respiratória, podendo levar à morte.
Não existe remédio específico para tratar a dengue. Quem for infectado pelo mosquito deve evitar a desidratação, tomando muito líquido e se alimentando de forma saudável.
Para minimizar os sintomas provocados pela doença, é possível recorrer a alguns medicamentos, como paracetamol e antitérmico.