Coração e Vida | Chá de goji berry, branco, ou indiano para aquecer os dias frios

Chá de goji berry, branco, ou indiano para aquecer os dias frios

O site Coração & Vida selecionou cinco receitas de chás poderosos para a saúde. Confira!

21.05.2019 | por Equipe Coração e Vida
Chá: excelente alternativa para hidratação do organismo no inverno, quando a maioria das pessoas tende a ingerir menos líquido. Foto: Shutterstock

Chá: excelente alternativa para hidratação do organismo no inverno, quando a maioria das pessoas tende a ingerir menos líquido Foto: Shutterstock

Há controvérsias, mas a verdade é que o inverno é uma das estações mais gostosas do ano. A vontade de ler um bom livro embaixo das cobertas aumenta, e a de terminar aquela série favorita – e, por que não, emendar outra — também. Melhor ainda é aliar a tudo isso uma bebida quente e suave, como o chá.  “Naturais, sem açúcar ou adoçantes artificiais, os chás são ótimas alternativas para hidratar o organismo, ainda mais nesta época do ano em que as pessoas tendem a ingerir menos líquido”, explica a alergista e imunologista clina do Hospital Sírio Libanês, Fanny Lima.

Para tornar o seu inverno ainda melhor, separamos cinco receitas com esta bebida suave e saborosa.Veja abaixo:

Chai indiano:
Se você ainda não conhece esta bebida milenar, esta é a hora. Também conhecido como masala chai, é originário da Índia e ganhou a atenção do mundo ao unir sabor marcante com diversos nutrientes. Preparado com especiarias, dá pra incluir noz-moscada, cravo, canela e gengibre. Chá preto também vai na receita. Diferentemente do modo de preparo comum, com água, este é preparado com leite. O chai indiano influencia a criatividade, e possui efeito calmante, trazendo sensação de bem-estar.

Ingredientes:
– 1 xícara (de chá) de água
– 2 canelas em pau
– 1 colher (de chá) de gengibre ralado
– 3 unidades de cravo
– 1 sache de chá preto
– 2 xícaras (de chá) de leite vegetal (de amêndoas, por exemplo)
– 1 colher de açúcar de coco

Modo de preparo:
Coloque a água na panela, juntamente com todas as especiarias. Ferva por 10 minutos. Desligue o fogo e adicione o chá preto. Tampe para fazer infusão. Depois, coe a água e e adicione o leite vegetal de sua preferência. Adoce com açúcar de coco e…voilá!

Branco:
Além de desintoxicar e melhorar o funcionamento do organismo, o chá branco é conhecido por ser diurético, além de ser rico em antioxidantes — responsáveis por protegerem as células contra o envelhecimento precoce. Por conter l-teanina, substância que favorece a produção de hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, é bastante relaxante. Suas folhas ainda possuem cafeína, que auxilia no aceleramento do metabolismo.

Ingredientes:
– 2 colheres (de sopa) de folha da Camellia Sinensis (chá branco)
– 2 litros de água
– mel a gosto

Modo de preparo:
Coloque a água no fogo e, antes que comece a ferver, desligue. Depois, coloque as folhas e tampe com um pano por cerca de 5 minutos. É recomendável o consumo de duas xícaras do chá por dia — consumido quente ou frio.

Gengibre, limão e hortelã
Antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. Estas são as principais características deste chá. Tais propriedades protegem o sistema imunológico, auxiliam no metabolismo, no combate a infecções na garganta, e ainda é delicioso. Mas, atenção: evite tomar mais do que três xícaras por dia. O gengibre em excesso pode causar irritação ao estômago.

Ingredientes:
– 5 centímetros de gengibre descascado e fatiados
– 2 xícaras (chá) de água
– 2 colheres (sopa) de mel
– suco de ½ limão
– 6- 10 folhas de hortelã

Modo de preparo:
Ferva a água com o gengibre por dez minutos. Após desligar o fogo, adicione mel, limão e hortelã e está pronto. É simples e rápido de fazer.

Camomila:
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% dos brasileiros sofre de insônia. Se você faz parte desta estatística, investir no bom e já conhecido chá de camomila é um acerto. A planta medicinal tem propriedades relaxantes, que auxiliam no tratamento da ansiedade, digestão, enjoo e ainda alivia cólicas menstruais. Se a proposta é dar um toque especial à bebida, acrescente cascas de laranja ou limão.

Ingredientes:
– 2 colheres de chá de flores secas de Camomila
– 1 xícara de água.

Modo de preparo:
Em 250 ml de água fervente, adicione as 2 colheres de chá de flores secas de camomila. Tampe o recipiente, e deixe a bebida repousar durante cerca de 10 minutos. Coe antes de beber, e já poderá ser servido.

Goji berry:
Sim, é possível fazer chá daquela frutinha pequena, vermelha e cítrica, classificada como ‘superalimento’. Desde que surgiu, há milhares de anos na região do Himalaia, na Ásia, tem chamado a atenção de pesquisadores ao redor do mundo. Rica em vitamina C, responsável pela proteção do sistema imunológico, e em propriedades antioxidantes, capazes de prevenirem o envelhecimento precoce das células, a goji berry também é rica em vitaminas do complexo B e minerais.

Ingredientes:
– 200 ml de água quente
– 1 colher de sopa de goji berry natural (ou desidratada)

Modo de preparo:
Adicione a fruta à água quente, e deixe descansar por 10 minutos. Depois desse tempo, basta coar e ingerir o chá.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.