Cientistas descobrem como interromper circuito cerebral da esquizofrenia
As “vozes” que invariavelmente atormentam os ouvidos de quem sofre de esquizofrenia estão a um passo de serem silenciadas, afirmam pesquisadores do St. Jude Children’s Research Hospital, nos EUA. Eles identificaram um pequeno fragmento de RNA — classificado como microRNA — que tem um papel-chave na função do circuito cerebral associado às alucinações de quem passa por surtos esquizofrênicos.
Publicado ontem na “Nature Medicine”, o achado abre caminho para a criação de novos medicamentos antipsicóticos que atuem diretamente nesse microRNA, provocando menos efeitos colaterais do que as drogas usadas hoje em dia.
Existem mais de 2 mil microRNAs responsáveis por regular o estoque de proteínas que correspondem a determinados genes. O novo estudo mostra que o microRNA chamado de miR-338-3p é o regulador da produção do receptor D2 de dopamina. E é justamente este receptor — que é, na verdade, uma proteína — o alvo principal dos remédios antipsicóticos.
http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/cientistas-descobrem-como-interromper-circuito-cerebral-da-esquizofrenia-20555293