Cientistas trazem de volta memórias esquecidas

02 de dezembro - 2016
Por: Equipe Coração & Vida

Sabe aquele número de pizzaria que você memorizou e que, logo após discar o último algarismo, foi imediatamente esquecido?

Os cientistas achavam que mesmo para guardar um número de telefone ou lembrar o nome de uma pessoa recém-apresentada por poucos instantes seria preciso que as células nervosas do cérebro (os neurônios) vinculadas a essa memória deveriam estar constantemente ativas.

Um novo estudo da equipe de Nathan Rosen, das universidade de Wisconsin e Notre Dame, EUA, demonstrou agora que os neurônios conectados a esse tipo de memória não precisam estar tão “ligadões” assim. Essas zonas ativas de contato entre uma terminação nervosa e outros neurônios são conhecidas como “sinapses”.

Os neurônios podem ficar em estado latente, mostrando que a atividade cerebral ligada a essa memória só precisa reaparecer quando a pessoa que tenta lembrá-la conscientemente focaliza sua atenção nela. Ou seja, a memória que tinha sido deixada de lado –como o número de telefone antes considerado não importante– passa a ser “reativada”.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2016/12/1837469-cientistas-trazem-de-volta-memorias-esquecidas.shtml

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: