Coração e Vida | “Como a tecnologia melhorou minha saúde” - Coração e Vida

“Como a tecnologia melhorou minha saúde”

Três personagens mudam o estilo de vida com incentivo das ferramentas digitais

15.06.2018 | por - Equipe Coração e Vida

Sites, aplicativos, vídeos no Youtube, cursos e comunidades online. Não é preciso sair de casa ou investir muito dinheiro para emagrecer, transformar o corpo, cuidar da mente, mudar hábitos alimentares e ter disposição para viver melhor. O mundo digital está aí para ser explorado.

ESPECIAL VIDA DIGITAL: Apps para a saúde / Dores por uso de celular / Contato online médico/paciente / Tecnologia em prol da saúde

Muitas dessas mudanças na rotina, claro, deve ser feitas com acompanhamento de profissionais da área médica e dos esportes para não implicar em exageros e formas erradas de lidar com a saúde. Mas são bons incentivos para começar a evoluir na consciência corporal.

Confira depoimentos inspiradores que alguns usuários de ferramentas online deram ao Coração & Vida.

 

O narrador esportivo Everaldo Marques mudou a rotina de exercícios e já participa de corridas de rua. Foto: Arquivo Pessoal

O narrador esportivo Everaldo Marques mudou a rotina de exercícios e já participa de corridas de rua. Foto: Arquivo Pessoal

 

Na palma da mão: aplicativos orientam treino e dieta

“Comecei a correr em abril de 2017. Sozinho, na esteira, apenas com muita vontade de perder alguns dos 113 kg que tinha na época. O primeiro aplicativo que utilizei foi o Nike Run, bem prático para medir tempo e distância. Com o tempo, fui me apaixonando pela atividade e testando outros, como o Runtastic e o Strava. Hoje em dia, todos estão integrados em um único aplicativo, o Garmin Connect. A vantagem é que tenho acesso fácil ao meu histórico de corridas. Os dados mostram o progresso dos meus treinos. Em paralelo, comecei uma dieta com nutricionista e todo meu plano alimentar, com cardápios e substituições de alimentos, está armazenado no aplicativo WebDiet. Com tudo isso, a tecnologia me ajudou a emagrecer 13 kg, e ainda pretendo perder outros 10 kg. Estou treinando para o Powerman Brasil Duathlon, agendado para agosto. Serão 10 km de corrida e 30 km de ciclismo. Ano que vem, penso em completar uma meia maratona, mas ainda tenho meses de trabalho duro pela frente, agora com acompanhamento profissional. Hoje a corrida é um estilo de vida e gostaria de inspirar mais pessoas sedentárias, mostrando que é possível conquistar metas ousadas em tão pouco tempo.”

Everaldo Marques, 40 anos, narrador esportivo da rede de televisão ESPN, São Paulo (SP)

 

Vídeos: personal trainer agora é virtual

“Há cerca de dois anos, eu pesava 120 kg, havia tentado inúmeras dietas e achava que só resolveria meu problema com uma cirurgia bariátrica. Mas eu sequer tinha um plano de saúde. Então resolvi sair do sofá e fazer algo sozinha. Comecei a assistir vídeos de emagrecimento no Youtube e me identifiquei com os treinos da educadora física Raquel Quartiero. Sem preparo físico, eu sempre abandonava a academia. No programa online, os exercícios são separados por níveis, do iniciante ao avançado. As séries são curtas, dinâmicas e utilizo só o peso do corpo. Em 30 minutos diários, faço meu treino em casa. É como se eu estivesse com um personal trainer ao meu lado, me incentivando. Já emagreci 35 quilos, conciliando atividade física e dieta. Daria para acompanhar apenas os vídeos gratuitos do Youtube, mas optei pelo programa completo, com direito a participar da comunidade online dos alunos. Assim, nunca estou sozinha. Todos comentam seus resultados, compartilham dificuldades, dúvidas, apoiam e estimulam uns aos outros.”

Carolina Santos, 27 anos, assistente administrativa, Tramandaí (RS)

 

Relaxamento online: sites e MP4 para meditações guiadas

“No último ano, passei por um momento delicado de transição de carreira, ansiosa e com a mente agitada. A convite de uma amiga, participei de um encontro de meditação em grupo. E gostei tanto que comecei a praticar sozinha. Mas não tinha conhecimento algum para progredir. Foi então que descobri alguns sites gratuitos repletos de dicas, músicas e meditações em vídeo ou áudio, sendo possível fazer download para ouvir em qualquer lugar. Existem muitos outros, mas costumo acessar três endereços:  www.artofliving.orgwww.meditacaobrasil.com e www.onlinemeditation.org (em inglês). Todas as noites me proponho a meditar por 15 a 20 minutos, o que tem me permitido dormir melhor e acordar bem disposta. Encontrei um meio prazeroso de garantir mais bem estar à minha rotina estressante.”

Gabriela Andrade, advogada, 43 anos, Santos (SP)

 

Texto
Daniela Spilotros

 

Leia mais:

Que tal uma ajuda tech?

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.