Coração e Vida | Como a tecnologia vem mudando a saúde - Coração e Vida

Como a tecnologia vem mudando a saúde

Conheça novos dispositivos, tratamentos e iniciativas que estão se tornando realidade para melhorar a vida dos seres humanos

13.06.2018 | por - Equipe Coração e Vida

A evolução no setor da saúde acontece desde sempre – motivada por necessidade, por descobertas científicas, pela dedicação em atender mais pessoas do modo mais eficiente possível.

ESPECIAL VIDA DIGITAL: Apps para a saúde / Dores por uso de celular / Contato online médico/paciente / Como a tecnologia ajuda a mudar vidas

Esse movimento ganhou incentivos ao longo do tempo, mas, há alguns anos, as inovações em saúde tomaram força em faculdades, hospitais e centros de pesquisa que se dispuseram a criar o futuro – inclusive com startups voltadas a construir novos horizontes para o setor.

A revolução digital e tecnológica vem fazendo surgir, ano a ano, iniciativas que, antes, pareciam ideias de ficção científica. Estas são algumas delas – muitas ainda em fase de experiência, mas vistas por profissionais da área como o futuro da saúde.

 

Por necessidade ou descobertas da ciência, a tecnologia ajuda o ramo da saúde a evoluir. Foto: Shutterstock

Por necessidade ou descobertas da ciência, a tecnologia ajuda o ramo da saúde a evoluir. Foto: Shutterstock

 

Menos papel, mais prontuários digitais

Prontuários digitais não deverão ser mais um sonho. Hoje já é possível ver o fim da papelada de históricos de um paciente perdida e usar aplicativos e sistemas.

Os novos prontuários são projetados para conter e compartilhar informações de todos os fornecedores envolvidos nos cuidados de uma pessoa – podendo ser criados, gerenciados e consultados por profissionais autorizados em mais de uma clínica.

Registros digitais permitem que os especialistas de uma enfermaria ou mesmo uma casa de saúde tenham detalhes sobre cada indivíduo – criando registros que duram anos, mostram evoluções, identificam incoerências e evitam erros de diagnóstico.

 

O “drone-ambulância”

Os drones já estão infiltrados na sociedade. E na saúde dela também. São muitas as iniciativas usando os aparelhos voadores – sendo que uma das mais viáveis até o momento foi um protótipo criado pelo holandês Alec Momont. Ao custo de US$ 19 mil por unidade, ele pretende ajudar pessoas que sofrem parada cardíaca.

O drone com navegação GPS (capaz de encontrar o celular de quem o chamou) carrega uma webcam para que as pessoas no local da emergência possam se comunicar com os médicos sobre como cuidar do paciente até a chegada, se preciso, de uma ambulância tradicional.

 

Marca-passos menores e stents absorvíveis

O marca-passo foi criado nos anos 1960 e, de lá para cá, evoluiu pouco. Mas duas empresas privadas vêm se dedicando a criar marca-passos tão pequenos que diminuem drasticamente o risco de infecção.

Outra boa notícia para o coração: todos os anos, milhares de pacientes com problemas coronários passam pela colocação de stents (próteses de metal perfurado para desobstruir as artérias). Na maioria dos casos, os stents ficam no organismo para sempre – mas, em alguns casos, eles podem inibir o fluxo de sangue e causar problemas.

Novos modelos criados por pesquisadores norte-americanos, no entanto, têm capacidade de se desintegrar. Os stents bioabsorvíveis, calcula-se, formarão um dos mercados mais importantes e valiosos para a saúde nos próximos anos.

 

Medicamentos personalizados por impressão 3D

Na saúde, os usos da impressão 3D já são diversos (como a impressão de próteses, por exemplo). Mas o mais interessante talvez seja a impressão personalizada de comprimidos.

E não é só pela praticidade de “imprimir” um medicamento na hora, em plena farmácia, de acordo com a receita e na quantidade certa.

Particularidades quanto a idade, gênero ou peso, por exemplo, também poderão ser melhor levadas em consideração. E remédios para males diversos poderão ser concentrados em uma única pílula – tornando tratamentos mais focados e a busca pela saúde, mais eficiente.

 

Texto
Flávia Pegorin

 

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.