Coração e Vida | Como ajudar a cuidar do corpo e da alimentação durante as férias e o fim do ano? - Coração e Vida
Qualicorp

Coração e Vida

Como ajudar a cuidar do corpo e da alimentação durante as férias e o fim do ano?

17.01.2018 | por Coração e Vida

Por Claudia Cozer Kalil

O período de férias e de fim de ano é marcado por muitas festividades, sendo muito difícil manter a rotina. No entanto, cuidar do corpo e da alimentação durante essa época é muito importante para não ganhar quilos extras ou piorar taxas sanguíneas (colesterol, glicose, triglicerídeo e ácido úrico), sendo, depois, tão custoso e demorado para normalizar.

Especial do mês: 10 maneiras de comer melhor neste verão
As 10 melhores dietas para 2018

Açúcar: como lidar com este vilão?
Você sabia… Que o tomate deve estar presente em toda dieta?
A influência alimentar vem do sangue?

Comer coisas diferentes ou fora da rotina diária não é sinônimo de abuso. O importante é lembrar, sempre, dos seguintes pilares:

Endocrinologista Claudia Cozer Kalil - Foto: Divulgação

Endocrinologista Claudia Cozer Kalil – Foto: Divulgação

– Evitar repetir (comer 1 prato de comida ou 1 fatia ou 1 pedaço), assim você prova, não passa vontade, mas também não excede;

– Comer nos horários corretos e evitar ficar mastigando o tempo todo. Às vezes, ficamos “petiscando” por pura falta do que fazer;

– Intercalar alimentos ou refeições calóricas com as triviais e simples.

Por exemplo:  Não dá para tomar sorvete todo dia! Alterne com picolé de frutas.

É recomendado que as refeições sejam regulares, respeitando os horários do café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários, evitando, assim, que a fome se torne incontrolável. Essa estratégia reduz o risco de exageros com comida e/ou bebida.

Evite fazer restrições alimentares e/ou omitir refeições. Pular refeições pode gerar perda de controle diante da comida, fator esse que contribui para o ganho de peso. Cuidado para não trocar alimentação saudável por alimentos gordurosos, como, por exemplo, não almoçar comida, mas comer todo tipo de fritura na praia.

Bebida alcoólica também engorda, e muito! Cada copo de bebida tem em torno de 80 calorias, por isso cuidado, tem que ter, sim, moderação e controle. Procure beber só em um período do dia e no máximo 2 doses/dia ou deixe para beber só 3 dias da semana e aumente para 4-5 doses/dia (ou copos).

Procure ainda manter regularidade na atividade física. Não tem o personal ou a academia em funcionamento? Faça caminhada, ande de bicicleta, evite o uso do carro e elevadores, jogue um futebol com os amigos.

Adeque os horários para que os compromissos desse período não eliminem a prática.

Beba bastante água em pequenos volumes ao longo do dia, pois sede pode ser confundida com fome.

Diversifique a alimentação, faça pratos coloridos, garantindo o consumo de vegetais, e, sempre que possível, inclua frutas nas refeições menores.

Procure distribuir os grupos alimentares de forma harmoniosa, para que todos sejam consumidos de forma equilibrada, ou seja, sem deficiência ou exageros.

* Claudia Cozer Kalil é endocrinologista e coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.