Coração e Vida | Como aliviar os sintomas da TPM?

Como aliviar os sintomas da TPM?

Alimentação balanceada e atividade física são fortes aliadas, diz especialista

16.03.2016 | por Equipe Coração e Vida

Irritabilidade, dor nas mamas e até mesmo depressão são sensações enfrentadas por muitas mulheres pelo menos uma vez ao mês. Essa série de sintomas normalmente aparece antes da menstruação e é conhecida como TPM (Tensão Pré-Menstrual). 

Quando a menstruação acaba, o corpo feminino começa a produzir um hormônio chamado estrógeno, que atinge seu pico por volta do 14º dia do ciclo. Quando o estrógeno começa a cair, tem início a produção de progesterona.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

De acordo com o médico ginecologista Maurício Simões Abrão, do Hospital das Clínicas de São Paulo, como a progesterona prevalece nessa fase, ela aumenta a retenção líquida e antagoniza com o estrogênio, que é o hormônio que traz a feminilidade. Com isso, aumentam as chances de depressão.

“A TPM pode estar relacionada a disfunções hormonais, com estresse e, sobretudo, com a predisposição pessoal de cada mulher. Mas não existe um fato único que a gente possa associar”, explica.

Apesar de parecer inevitável para algumas mulheres, os efeitos da TPM podem ser amenizados com a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e atividade física.

“Evitar álcool e alimentos muito condimentados pode ajudar nesse processo. Cortar a gordura trans e comer fibras é importante. A mulher deve evitar também muito açúcar, cafeína e cigarro”, recomenda o ginecologista.

Substâncias como a cafeína e a nicotina deixam as pessoas mais ansiosas e também contribuem para a insônia e a dor de cabeça, sintomas comuns na TPM. É por isso que seu uso não é indicado nessa fase.

O especialista indica também que a mulher faça exercícios físicos para prevenir os indesejáveis efeitos da TPM. 

“O exercício é uma das coisas mais importantes, pois produz a endorfina, que é muito positiva para que a mulher tenha equilíbrio hormonal.”

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.