Coração e Vida | Veja dicas para aproveitar o outono com saúde

Veja dicas para aproveitar o outono com saúde

Saiba mais sobre as doenças respiratórias típicas dessa época e como evitá-las

21.03.2019 | por Equipe Coração e Vida

Por Renata Bitar

Época de grandes variações de temperatura e baixa umidade, o outono é conhecido como a estação das doenças respiratórias. Segundo Rosana Agondi, alergista e imunologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, isso ocorre por conta do ressecamento da mucosa nasal que passa a não filtrar o ar que vai aos pulmões corretamente, fazendo com que algumas alergias e infecções sejam desencadeadas.

O tempo seco faz com que partículas poluentes e alergênicas fiquem suspensas e concentradas no ar, podendo facilmente entrar no sistema respiratório. Como esses elementos são estranhos ao corpo, a presença deles provavelmente provocará uma reação do sistema imunológico, principalmente nas pessoas que já têm uma predisposição genética as também chamadas alergias. O mau funcionamento da mucosa também pode levar facilitar a entrada de bactérias e vírus.

Alimentação também pode proteger contra doenças oportunistas no outono - Foto: Pixabay (CCommons)

Alimentação também pode proteger contra doenças oportunistas no outono – Foto: Pixabay (CCommons)

Rinite, sinusite, gripe, bronquite, laringite e asma são as principais doenças respiratórias conhecidas por atacar durante o outono. Confira, a seguir, algumas dicas de como aproveitar essa época do ano com saúde, bem-estar e disposição:

– Manter a hidratação do corpo

– Lavar as narinas com soro fisiológico

– Usar colírio para hidratar os olhos sempre que necessário

– Deixar janelas abertas para o ar circular

– Evitar ambientes fechados e com grande concentração de pessoas

– Passar álcool gel nas mãos ao sair de transportes públicos

O consumo de alguns alimentos também pode ser eficaz na prevenção de doenças. “A alimentação não influencia no surgimento de alergias (no caso das respiratórias), mas pode contribuir para a manutenção de imunidade e evitar infecções – mas não a manifestação da alergia”, diz explica Agondi. Dentre esses auxiliares do sistema imunológico, são campeões o alho, a cebola, o gengibre, o cogumelo shiitake e a castanha-do-pará.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.