Coração e Vida | Como e por que se alongar? - Coração e Vida

Como e por que se alongar?

Além da flexibilidade, o exercício pode fazer maravilhas pelo corpo e à saúde geral

8.12.2017 | por - Equipe Coração e Vida

Desde a sua primeira aula de educação física na escola primária, você já deve ter ouvido falar que alongamento é algo importante. Mas quando se tem pouco tempo disponível e muitas tarefas, emprego, família, alongar o corpo não parece tão essencial assim. Pense de novo, porque é – e se você está ou não em treino físico sério, saiba que essa atividade é um dos hábitos mais saudáveis a adotar.

Relaxar o corpo, conseguir uma postura correta, melhorar a circulação sanguínea, acabar com dores musculares. O alongamento, composto por uma série de exercícios que trabalham a musculatura e a postura corporal na parte cervical (pescoço), coluna, membros e região pélvica, torácica e lombar, é indicado para todos esses fins e outros (tanto para quem faz exercícios com regularidade quanto para quem está sedentário há algum tempo).

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A musculatura se contrai nas atividades que fazemos diariamente ou pela postura incorreta, causando seu encurtamento. Já alongar traz justamente o relaxamento muscular.

“O melhor ao fazer exercícios de alongamento é dividir entre uma rotina pela manhã e outra à noite”, explica Newton Nunes, professor de educação física da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do Incor em São Paulo.

“Logo cedo, o corpo está se preparando para iniciar um dia de atividades. À noite, o alongamento prepara o corpo para um sono mais tranquilo”, diz.

O correto, segundo o especialista, é que o alongamento seja uma rotina diária e que a pessoa não faça aquele “balanceio”, movimentando e forçando o corpo ao esticar, mas aja de modo suave até encontrar um limite sem dor. Ir além da conta pode estirar os músculos, causando rompimentos que demoram a cicatrizar (bloqueando até a prática de outras tarefas ou exercícios).

Para evitar problemas, Nunes sugere ainda fazer o alongamento, se possível, em dupla, com um indivíduo apoiando o outro e evitando exageros.

Vale ainda escolher um ambiente aquecido para praticar – e, pela manhã, só começar o exercício depois de alguma movimentação para esquentar o corpo (mesmo andar dentro de casa).

Entre os benefícios que o alongamento traz estão, além da diminuição das tensões, do risco de lesões e da facilitação dos movimentos do dia a dia, a melhoria da concentração e uma respiração mais adequada. Os alertas dos especialistas também pedem observação:
ALOGAMENTO
Se for começar o alongamento em uma academia, o primeiro passo é procurar um atendimento especializado nessa modalidade de exercício. Peça para fazer uma aula experimental – sendo que o ideal é o professor coordenar os exercícios em um ambiente tranquilo e adaptado à necessidade de cada aluno.

“Também é muito saudável que o indivíduo comece com o alongamento e, aos poucos, associe uma rotina de musculação também, para fortalecer”, explica Nunes (que desenvolveu o site Área de Treino, além de um canal de mesmo nome no YouTube, para divulgar informações sobre atividade física).

O alongamento pode começar do pescoço, passar por braços, tronco e abdômen, chegar às pernas e ir até os tornozelos e os pés. No início, a prática até pode trazer algum “peso”, uma certa dor. Mas a flexibilidade tende a melhorar e tudo fica mais fácil depois de algum tempo. Além de muito mais relaxante.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. MARIA RAQUE RICOLDI disse:

    adoreiiiii as informações sobre alongamento

    vou rever meus conceitos

    abraços

  2. Dom Lopes disse:

    Deixe aqui sua Mensagem Nesse quesito estou bem abastecido……impedido de caminhar por conta de deformação óssea no calcanhar esquerdo,faço alongamento rotineiramente,todos os dias, a partir de acordar,sem se levantar da cama!!Faço uma sessão contínua,comecei de um e já estou com 25 flexões sequenciadas,trabalhando braços,pescoço,tórax e peitoral.Felicitar a bela equipe de coração&vida pelas importantes e saudáveis orientadas e do blog: Bioamigo!

  3. ROBSON FLORENCIO DA SILVA disse:

    É fundamental fazer alongamentos antes de. Sequências de chutes, socos e demais atividades físicas, e assim evitar maiores problemas que podem ocorrer pela falta de alongamento.

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.