Como fazer o autoexame da mama?

17 de outubro - 2016
Por: Equipe Coração & Vida

O autoexame das mamas através do toque é a maneira mais popular para detectar o câncer de mama, mas nem sempre a doença pode ser percebida somente com o apalpar dos seios.

Durante a campanha do “Outubro Rosa”, mulheres são estimuladas a realizar exames e a entender melhor a doença, principalmente para desfazer os mitos que cercam o câncer de mama e alertar para a importância do diagnóstico precoce.

Especial do mês: Mitos e verdades sobre o câncer de mama
Inca estima 57 mil casos novos de câncer de mama em 2016
Esclareça suas dúvidas sobre câncer de mama e amamentação
Diagnóstico precoce do câncer de mama ajuda a salvar vidas

Você sabia… Que os homens também podem ter câncer de mama?

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum, tanto no Brasil como no mundo, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estima-se ainda que represente 25% dos novos casos de câncer detectados anualmente.

Uma pesquisa do Inca mostra que em 66% dos casos é a própria mulher ou o companheiro que percebem os primeiros sinais da doença. Segundo o levantamento, 30% delas identificaram o câncer por meio de mamografia ou outro exame de imagem.

A doença é um tumor resultante da multiplicação de células anormais das mamas, havendo mais de um tipo deste câncer. A grande maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado no início. Alguns tipos evoluem mais rápidos que outros.

A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença.

Além de se consultar com um ginecologista, a mulher deve fazer o autoexame das mamas em casa, uma vez por mês, logo após a menstruação, que é quando o seio está em seu tamanho normal.

autoexame-cancerMama

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: