Compra de produtos de saúde pela internet terá orientação da Anvisa
Em parceria com o Ministério da Saúde e com o Mercado Livre, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou um instrumento para auxiliar o internauta a encontrar informações confiáveis sobre a compra de produtos na internet: o site Click Saudável. A página contém diversas informações para orientar a população na compra via comércio eletrônico de itens relacionados à saúde. Alimentos, medicamentos, tabaco, produtos químicos, saúde e beleza estão entre os assuntos abordados.
No site é possível encontrar textos sobre os riscos de produtos como anabolizantes, cigarros eletrônicos e alisantes irregulares. No caso dos alisantes, a plataforma ensina até como identificar pelo cheiro substâncias que são consideradas nocivas à saúde e que são proibidas pela legislação sanitária. Produtos naturais também são alvo do Click Saudável, que chama a atenção para as diversas reações que podem ser provocadas por fitoterápicos e plantas medicinais caso utilizados indiscriminadamente.
O diretor-presidente da Anvisa, Jaime Oliveira, avaliou que a proposta tem um aspecto preventivo e de mudança de atitude. “Um consumidor informado sabe fazer valer o seu direito e sabe fazer melhores escolhas”, afirmou, durante evento de lançamento do projeto na última sexta-feira.
Segundo informações da Anvisa, a parceria com o Mercado Livre prevê a inserção de 12 milhões de anúncios publicitários com informações do Click Saudável para orientar consumidores que procuram por produtos de saúde no site. A empresa também vai fornecer à agência dados dos responsáveis por publicidades enganosas e produtos irregulares. Todos os anúncios terão um link para o portal. De acordo com agência, outras empresas de comércio eletrônico poderão aderir à iniciativa na próxima etapa do projeto.