Confira dicas de como prestar os primeiros socorros
Ter noção do que fazer na hora de um acidente evita sequelas e até salva vidas. Cuidados simples e rápidos para casos como queimaduras, engasgos, hemorragias e intoxicações podem ser realizados por qualquer pessoa.
Para quem tem familiares com histórico de doenças cardíacas, é recomendável, inclusive, aulas práticas de primeiros socorros.
Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar no atendimento inicial ao acidentado:
Queimaduras
Esfrie a área atingida com água da torneira. Nunca utilize gelo, que pode agravar a queimadura devido à baixíssima temperatura. Com um pano limpo e molhado, faça uma compressa e cubra a parte afetada até chegar no hospital.
Em casos de queimaduras elétricas, não toque na vítima até desligar a corrente elétrica.
Encaminhe a pessoa ao médico imediatamente. Não use pomadas, manteiga, óleo e pasta de dente sobre a área queimada. Esses produtos podem proporcionar um alívio inicial da dor, mas dificultar o tratamento e até piorar o machucado na hora de serem retirados.
Engasgos
Abrace a vítima ao redor do abdômen. Mantenha uma das mãos fechada sobre a parte alta do estômago, enquanto a outra mão comprime a primeira, empurrando-a para dentro e para cima, como se tentasse levantar a pessoa do chão.
Quando a vítima do engasgo for um bebê, posicione-o de bruços em seus braços e efetue cinco compressões entre as escápulas. Depois, retire o que estiver em sua boca.
Intoxicações
Mantenha a pessoa de lado, em posição lateral, para evitar que ela aspire vômito, caso aconteça. Quando o problema for devido à inalação, leve a vítima antes para um lugar arejado. A pessoa deve ser encaminhada imediatamente ao hospital.
Nunca deixe a vítima sozinha. Não provoque vômito em menores de 1 ano, idosos, pessoas com alteração de consciência (como sonolência e agitação) ou que tenham ingerido os seguintes produtos: soda cáustica, gasolina, querosene, chumbo, mercúrio e resíduos sólidos (como vidro ou madeira).
Não ofereça água, leite ou qualquer outro líquido. Com a intoxicação, o organismo pode ficar carente de enzimas que ajudam na digestão e atrapalhar o processo.
Hemorragias
Em sangramento de braços e pernas, procure estancar a hemorragia fazendo compressão direta no ferimento com um pano limpo ou curativo. Quando a hemorragia estiver em uma extremidade, eleve o membro afetado acima do tórax para controlá-la.
Tente também a compressão indireta de alguma artéria próxima ao ferimento. Se o sangramento for no nariz, mantenha a vítima sentada com a cabeça para frente para evitar que engula o sangue. Importante que ela respire pela boca. Pressione as narinas com o dedo indicador e o polegar durante 10 minutos.
Kit de primeiros socorros:
– tesoura
– pinça
– termômetro
– gaze esterilizada (em pacotes separados)
– curativos ataduras de vários tamanhos
– esparadrapo e fitas adesivas
– anti-sépticos líquidos e outras soluções
– soro fisiológico
– bolsa de água quente ou gelada
– repelente de insetos