Coração e Vida | Pratique atividades aeróbicas ao ar livre e aproveite o verão

Conheça os benefícios das atividades aeróbicas ao ar livre e aproveite o verão

Desfrute das temperaturas amenas para fazer exercícios nos parques ou praças

31.01.2019 | por Equipe Coração e Vida

Com o verão, aumenta a motivação para sair da academia e ir a um parque ou praça praticar alguma atividade física aeróbica. Além de os dias serem mais longos, o clima fica mais agradável para se movimentar ao ar livre. A melhor notícia é que aproveitar locais abertos para praticar atividades aeróbicas também traz vários benefícios à saúde, pois é possível conciliar treinamento com ludicidade.  Veja abaixo quais são os mais recomendados.

Verão é incentivo para correr nos parques ou praças - Foto: Shutterstock

Verão é incentivo para correr nos parques ou praças – Foto: Shutterstock

Caminhada: de acordo com o educador físico Eric Haddad, a caminhada é uma atividade maravilhosa tanto para quem está iniciando como para um corredor experiente. “Independentemente do nível de condicionamento, a caminhada é um movimento essencial para o desenvolvimento pleno de tudo o que nos constitui como seres humanos. A prática ao ar livre traz muito mais benefícios do que a esteira, pois, ao caminhar em um ambiente externo, além de exercitarmos mais o nosso corpo, também estimulamos muitos aspectos sensoriais que estão ‘adormecidos’ por causa do estilo de vida moderno”, explica. Que tal, então, tirar o tênis do armário e passar a se dedicar a uma leve caminhada diariamente?

Corrida: por ter um nível de intensidade mais alto, nem todos podem praticar corrida. Quem pode, no entanto, é beneficiado com o fortalecimento do sistema cardiovascular e respiratório, além da liberação ou aumento de substâncias (neurotransmissores) que tem o poder de evitar ou ajudar no tratamento da depressão. Por causa do impacto, também acontece o fortalecimento de ossos e músculos, explica Haddad.

“Quando temos a possibilidade de trocar a corrida na esteira pela rua, não devemos pensar duas vezes! As pessoas se enganam acreditando que correr na esteira é a mesma coisa que a rua, ou, que a esteira previne lesões. A corrida na esteira funciona como se estivéssemos pulando no mesmo lugar. É uma ação mecânica totalmente diferente da corrida na rua e pode lesionar muito mais do que se imagina”, diz o educador físico.

Bicicleta: cada vez mais popular com o aumento de bicicletas que podem ser alugadas por hora por meio de aplicativos, o ciclismo ao ar livre faz um bem danado à saúde. “A bicicleta simulada em ambientes internos não chega nem perto de atender aos benefícios da prática natural. Quando pedalamos na rua, exercemos uma força que trabalha todo o corpo, além do aspecto sensorial e equilíbrio corporal”, explica Haddad. “Há o aspecto lúdico e desafiador, de novas vias e cumprir distâncias pré-estabelecidas”.

Pular corda: atividade da infância que normalmente é abandonada na vida adulta, pular corda – ao contrário do que muitos pensam – é benéfico, pois, para quem não tem problemas articulares que impedem, o impacto proporcionado por ela é bom para o corpo. “O impacto proporciona o fortalecimento dos ossos, principalmente para as mulheres. Também melhora a condição cardiorrespiratória, além do trabalho dos membros superiores para sustentação da corda em movimento”.

Outro ponto positivo proporcionado pela atividade é a coordenação do corpo. “O ato de bater corda e pular no tempo certo proporciona esse benefício”, esclarece o educador físico.

No entanto, para evitar lesões, Haddad recomenda pular corda de forma progressiva, alternando os dias, e com outras atividades, como exercícios que utilizem o peso do próprio corpo, ou com o uso de barras e halteres.

Consulte sempre um médico

Não se esqueça de manter os exames em dia antes de começar a praticar atividade física de maior intensidade, como a corrida. Consulte sempre um médico para receber orientações com o objetivo de evitar lesões ou outros problemas de saúde.

Além disso, evite praticar exercícios em horários de calor muito intenso. O início da manhã e o fim da tarde são horários em que as temperaturas costumam estar mais amenas.

Leia também: 7 benefícios da atividade física para mulheres

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.