Dia Mundial do Café: consumo está associado a menor risco de alguns tipos de câncer

Evidências de mais de 200 estudos mostraram que beber de três a quatro xícaras de café por dia está associado a um menor risco de morte e de doenças cardiovasculares.
Além disso, essa revisão de estudos mostrou que o café está associado a um menor risco de alguns tipos de câncer, de diabetes, de doença no fígado e até mesmo de demência.
Entre os tipos de câncer em que o consumo de café parece diminuir o risco estão os de próstata, de endométrio, de pele e de fígado. Além do diabetes tipo 2, quem bebe café parece estar mais protegido contra cálculos biliares e gota. Mas o maior beneficiado mesmo é o fígado: o risco de cirrose hepática diminuiu.
Apesar de ter um número menor de evidências, o café descafeinado também se saiu bem: foi observado benefícios semelhantes com a ausência de cafeína.
Os autores do estudo concluíram, então, que beber café parece ser seguro dentro dos padrões de consumo, exceto durante a gravidez e mulheres que têm um risco aumentado de sofrer fraturas. Mulheres grávidas, por exemplo, devem sempre seguir as recomendações do médico que as acompanha.
Na medida certa – até quatro xícaras por dia – o café traz benefícios. Na dúvida, consultar um médico especialista sobre o tema é fundamental.
Leia também
7 fatos que todo apaixonado por café deveria saber
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo



