Dia Mundial do Café: consumo está associado a menor risco de alguns tipos de câncer

14 de abril - 2018
Por: Equipe Coração & Vida

cafe-3-coracoes-620Neste sábado (14) é comemorado o Dia Mundial do Café, e quem não abre mão da bebida diariamente não precisa se preocupar. Um estudo publicado no periódico British Journal of Medicine mostrou que beber café traz mais benefícios do que malefícios, por uma série de razões.

Evidências de mais de 200 estudos mostraram que beber de três a quatro xícaras de café por dia está associado a um menor risco de morte e de doenças cardiovasculares.café_roberto_kalil_coração_e_vida

Além disso, essa revisão de estudos mostrou que o café está associado a um menor risco de alguns tipos de câncer, de diabetes, de doença no fígado e até mesmo de demência.

Entre os tipos de câncer em que o consumo de café parece diminuir o risco estão os de próstata, de endométrio, de pele e de fígado. Além do diabetes tipo 2, quem bebe café parece estar mais protegido contra cálculos biliares e gota. Mas o maior beneficiado mesmo é o fígado: o risco de cirrose hepática diminuiu.

Apesar de ter um número menor de evidências, o café descafeinado também se saiu bem: foi observado benefícios semelhantes com a ausência de cafeína.

Os autores do estudo concluíram, então, que beber café parece ser seguro dentro dos padrões de consumo, exceto durante a gravidez e mulheres que têm um risco aumentado de sofrer fraturas. Mulheres grávidas, por exemplo, devem sempre seguir as recomendações do médico que as acompanha.

Na medida certa – até quatro xícaras por dia – o café traz benefícios. Na dúvida, consultar um médico especialista sobre o tema é fundamental.

Leia também

7 fatos que todo apaixonado por café deveria saber

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: