Coração e Vida | Crianças: conheça 10 passos para uma alimentação saudável

Crianças: conheça 10 passos para uma alimentação saudável

Variar os grupos alimentares e aumentar a oferta de legumes e verduras são algumas das práticas indicadas

16.05.2019 | por Equipe Coração e Vida

 

Foto: Shutterstock

Maior capacidade de selecionar os alimentos acontece entre dois e sete anos Foto: Shutterstock

O incentivo à alimentação saudável deve começar cedo; de preferência logo após os seis meses de aleitamento materno exclusivo. É a partir dessa fase que as escolhas alimentares da criança estão diretamente relacionadas aos hábitos da família. Por isso, pais e familiares precisam ter consciência do que levam à mesa e compartilham com os filhos – o que impactará diretamente para que bons hábitos alimentares sejam conquistados de forma natural, sem sofrimento.

De acordo com a endocrinologista Denise Iezzi, é na faixa de dois a sete anos que os pequenos desenvolvem com mais intensidade a capacidade de selecionar os alimentos a partir de sabores, cores, e texturas. Incentivar a criança a ser ativa e evitar que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador ou no tablet também está entre as práticas saudáveis recomendadas.

Pensando no bem estar social, o Ministério da Saúde adota “10 passos” simples como guia para alimentação saudável de crianças nas fases pré-escolar e escolar.
Confira abaixo:

1 Diferentes grupos alimentares
Ofereça alimentos de diferentes grupos, como o de proteínas, carboidratos complexos (grão de bico, vegetais etc), frutas etc. Distribua-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.
Não pular refeições e incentivar a criança a comer devagar, a fim de mastigar bem os alimentos, faz com que ela aprecie melhor a refeição.

2 Cereais, tubérculos e raízes
Inclua no cardápio diário cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca/macaxeira/aipim), distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches ao longo do dia

3 Legumes e verduras
Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches. Aumente sempre o leque de verduras e legumes oferecidos, tenha o prato colorido e, se precisar, mude a forma de preparo de um alimento.

4 A boa combinação de arroz com feijão
Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou, no mínimo, cinco vezes por semana.

5 Leite e derivados
Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches. Carnes, aves, peixes ou ovos podem ser oferecidos nas refeições principais.

6 Sem fritura
Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados. Prefira sempre alimentos assados, grelhados ou cozidos. Se fritar, utilize azeite.

7 Quanto mais natural, melhor
Evite oferecer refrigerantes, sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia. Opte por alternativas naturais e frescas, sanduíches feitos com pães integrais, sem salames ou mortadelas.

8 Menos sódio
Diminua a quantidade de sal na comida e não deixar o saleiro na mesa. Evitar temperos prontos, e alimentos enlatados, também entra nesta recomendação.

9 Água e suco
Estimular a criança a beber no mínimo quatro copos de água durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, é importante para manter a hidratação e a saúde do corpo. Quando optar por sucos naturais, ofereça os de frutas tipo berries (morango, amora, mirtilo) maracujá ou limão – de preferência, também ingeridos nos intervalos das refeições.

10 Retirar pele e gordura dos alimentos
Retirar a gordura visível das carnes e a pele das aves antes da preparação, para tornar esses alimentos mais saudáveis. Comer muita gordura faz mal à saúde e pode causar obesidade.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.