Coração e Vida | Crioterapia: alívio de dores musculares, rejuvenescimento e tratamento de doenças dermatológicas

Crioterapia: alívio de dores musculares, rejuvenescimento e tratamento de doenças dermatológicas

Saiba como a técnica funciona e por que vem ganhando cada vez mais adeptos. Especialistas falam sobre o tema:

12.11.2019 | por Equipe Coração e Vida

 

shutterstock_1152421463__crio

 

Por Sofia Pilagallo

A crioterapia, ou terapia do frio, também chamada de banho de gelo, é uma técnica que utiliza baixas temperaturas a fim de tratar lesões musculares.

Relatos sobre o uso da técnica, cujo nome deriva da palavra grega kryos (frio), datam do século 2500 a.C. quando os egípcios já a utilizavam como forma de analgesia e anti-inflamatório. O procedimento, no entanto, só se popularizou na década de 1970, quando passou a ser utilizado por diversos atletas como prática comum em casos de lesões desportivas.

Giane Fonseca, fisioterapeuta e pós-graduada em Ortopedia pelo Hospital Albert Einstein, explica que o banho de gelo, geralmente feito com gelo seco ou nitrogênio líquido, “provoca vasoconstrição, auxiliando na drenagem e redução do processo inflamatório causado por microlesões musculares”.

Mais:
Com dor após exercício físico? Veja quando usar compressa quente ou fria

E há duas formas mais comuns de se realizar a crioterapia: com bolsa térmica, cuja temperatura varia entre 5º C a 10º, utilizada para recuperação muscular imediatamente após atividade física intensa, ou spray com banho de imersão, também indicada para recuperação muscular, mas, sobretudo, para a prevenção de dor. “Neste último caso, a temperatura varia de -1º C a 5º C, e deve ser realizada de 3 a 5 minutos” indica a especialista.

A novidade, porém, é um novo método de crioterapia que, além de tratar lesões, também tem finalidade estética, a crioterapia de corpo inteiro. E funciona da seguinte forma: a pessoa entra em uma espécie de câmara temperatura aproximada é de -110ºC. Lá, permanece durante cerca de 3 minutos. “Com isso, é possível aliviar dores musculares e também rejuvenescer a pele”, afirma Adriana Vilarinho, dermatologista da Clínica Adriana Vilarinho, em São Paulo. Mais do que tratar a dor, câmara fria também rejuvenesce ativa as moléculas de colágeno da pele e diminui a flacidez.

Por isso, ainda que a sensação não seja agradável para a maioria das pessoas, a técnica ganhou muita popularidade entre esportistas de elite e estrelas de Hollywood e, hoje, nas grandes clínicas de estética.


Mais:
Conheça 5 exercícios rápidos para aliviar dores no trabalho

O uso da terapia é abrangente. Segundo a especialista, “a crioterapia também pode ser utilizada com finalidades terapêuticas para tratar diversos problemas de pele”. Entre os principais:  proliferações como acne inflamatória, verrugas e lesões infecciosas localizadas, e até doenças como vitiligo — em alguns casos contribui para pigmentação de certas regiões do corpo.

 

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.