Coração e Vida | 7 alimentos utilizados como remédios naturais - Coração e Vida

7 alimentos utilizados como remédios naturais

Ricos em propriedades bactericidas ou anti-inflamatórias, são excelentes na prevenção e combate de doenças. Cacau e cúrcuma estão entre eles. Saiba mais:

29.05.2019 | por Equipe Coração e Vida
Em alguns casos, o alimento pode ser o melhor medicamento para a prevenção e/ou tratamento de doenças

Em alguns casos, o alimento pode ser o melhor medicamento para a prevenção e/ou tratamento de doenças

 

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e ricos em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Popularmente conhecidos como “antibióticos naturais”, ou, alimentos que funcionam como antibiótico natural, são 100% provenientes da natureza, e auxiliam na prevenção – e, em alguns casos, até no combate – de condições como hipertensão, ansiedade, depressão, baixa imunidade, gripes, resfriados, entre outras.

“Em alguns casos, o alimento pode ser o melhor medicamento para a prevenção e/ou tratamento de doenças, e em outros, pode ser combinado com medicamentos”, explica a nutricionista da clínica do Dr Kalil, Thais Cardeal.

Por isso, o portal Coração & Vida listou alguns destes principais alimentos e suas propriedades medicinais. Confira:

Batata Doce
A batata doce ajuda no controle da diabetes e da obesidade. Isso porque ela é rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico. “Esses carboidratos, quando digeridos e absorvidos lentamente, ajudam a manter a insulina controlada, o que é importante para evitar o acúmulo de gordura e reduzir o risco de diabetes”, explica Thais.

Abacaxi
A fruta, rica em sais minerais e vitaminas A, B1, B2 e C, também contém grandes quantidades de cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio – o que auxilia na digestão e na redução de inflamações. “Estudos demostraram sua ação contra a artrite, tratamento de hematomas, contusões musculares e condições associadas a inflamação”, afirma a nutricionista.

Cúrcuma
A curcumina, ativo principal da cúrcuma, pode auxiliar no tratamento de doenças ligadas ao sistema nervoso. “Muitos estudos indicaram que a curcumina apresenta efeitos neuroprotetores, ou seja, auxilia no tratamento de Alzheimer e de Parkinson, prevenindo a inflamação e o dano oxidativo dos neurônios”, explica Thais.

Alho
Considerado um tempero rico em propriedades antioxidades, é considerado um ótimo remédio natural. Estimula o metabolismo, auxilia na destruição dos chamados radicais livres, que destroem as células, fortalece o sistema imunológico, ajuda na redução ao combate de infecções de pele, pressão arterial, e desintoxica o organismo.

Canela
A especiaria pode ser utilizada para o tratamento de problemas gástricos. Além disso, os polifenóis, que são encontrados na canela podem ajudar na diminuição da pressão arterial e nos níveis de triglicerídeos. “A canela estimula o sistema gastrointestinal, circulatório e respiratório. Também é utilizada para combater problemas gastrointestinais como flatulência”, afirma a especialista.

Cacau
O fruto tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, podendo ajudar no tratamento de doenças cardíacas e na prevenção do envelhecimento precoce.
“A epicatequina, ativo encontrado no cacau, traz efeitos benéficos à saúde vascular por ter propriedade antioxidante, ou seja, protetora das células. Auxilia na prevenção de reações oxidativas e na formação de radicais livres, bem como na proteção contra danos ao DNA das células”, diz.

Brócolis
O brócolis possui propriedades antioxidantes anticancerígenas, é rico em vitaminas e em fibras. “O alimento é uma boa fonte de compostos fitoquímicos, que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares. Possui compostos capazes de exercer efeitos preventivos e/ou curativos em distúrbios fisiológicos, além de selênio, cálcio, potássio, ferro e zinco”, pontua a nutricionista.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Notícias relacionadas

Deixe seu comentário

6 comentários

  1. Odete Juttel Imhof disse:

    Gostei das dicas sobre remedios naturais
    (frutas legumes etc.)

  2. OsMarina paes disse:

    Fico resfriada com muita frequência já não sei mais o que fazer

  3. Fátima Leite disse:

    Boa noite! Tenho herpes no bumbum, acima do coques, todo mês sai uma bolha é muito dolorido, a minha perna doi o nervo etc e tenho imunidade baixa, o que faço pra melhorar?

    • Equipe Coração e Vida disse:

      Olá, Fátima! Obrigada pelo contato. O ideal é você passar em consulta com um dermatologista que poderá diagnosticá-la corretamente e direcioná-la para o melhor tratamento.
      Abs

  4. Edivaldo da Silva Macedo disse:

    Achei ó timo muito bom

  5. Nilva Ferrari disse:

    Achei muito interessante essa pesquisa .pois tenho imunidade baixa e adquiri a herpes zoster na coluna seguindo o nervo ciático.e um incomodo muito grande e por ventura me trouxe outros problemas .gastaria que pudesse me passar um tratamento com os 7 alimentos dessa lista.quantidades e freguesia semanais a serem utilizados se possível.obrigado

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.