10 de julho: Dia Mundial da Saúde Ocular. Você cuida bem dos seus olhos?

23 de julho - 2019
Por: Equipe Coração & Vida

 

Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

 

De acordo com dados recentes do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), 34% da população nunca foi ao oftalmologista. Somente no país,  6,5 milhões de pessoas têm deficiência visual — de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mundo, 45 milhões de pessoas são cegas e outros 135 milhões sofrem limitações severas de visão.

Por isso, hoje, dia 10 de julho, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Ocular, o site Coração & Vida chama atenção para a prevenção de doenças oculares e alerta: “a inclusão do exame oftalmológico durante o check-up  é tão importante quanto avaliar a pressão arterial, os níveis de colesterol, e a saúde do coração”.  Quem afirma é o chefe do setor de Glaucoma da Universidade Estadual De Campinas (UNICAMP), Vital Paulino Costa.

De acordo com o oftalmologista, o acompanhamento da saúde ocular deve começar ainda nos primeiros dias de vida (o chamado teste do olhinho, feito em bebês), cujo principal objetivo é detectar condições sérias, como catarata e glaucoma congênitos, e até mesmo tumores intraoculares. Descartadas anomalias no teste do olhinho, a primeira visita ao consultório de um oftalmologista deve ser realizada quando a criança tiver cerca de 4 anos de idade. Nesta faixa etária, uma simples avaliação de rotina pode revelar estrabismo e distúrbios de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo –  condições que, geralmente, requerem o uso de óculos.

Na vida adulta, o risco de desenvolvimento de doenças oculares aumenta e, por isso, a recomendação é que todas as pessoas passem a realizar exames oftalmológicos de rotina a partir dos 40 anos de idade. Esses testes permitem diagnosticar doenças oculares que podem comprometer a visão. “Degeneração macular relacionada à idade é uma delas”, explica Vital, sobre a condição que acomete a retina — região onde são processados os detalhes dos objetos, rostos e o que mais estiver ao alcance da visão.

A importância dos exames preventivos é tanta que, por meio de uma simples avaliação, é possível detectar doenças que afetam a saúde geral, como hipertensão arterial e até diabetes.

Glaucoma e catarata
Entre as principais doenças que acometem a visão estão glaucoma e catarata. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o glaucoma (lesão no nervo óptico,  geralmente causada pelo aumento da pressão intraocular), é a condição que mais causa cegueira no mundo. Já a catarata (opacidade parcial ou total do cristalino, lente localizada atrás da íris) é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo –cuja incidência é mais comum após os 60 anos.

Mas, há boas notícias: em casos de catarata, com a detecção precoce, a visão pode ser recuperada com cirurgia. Já em casos de glaucoma, quando ocorre a perda da visão, ela é irreversível. Por isso, consultas periódicas com um especialista são tão importantes: ajudam a prevenir e a tratar precocemente condições sérias e iniciar o tratamento. Entre os mais comuns, estão os colírios específicos que reduzem a pressão intraocular. É preciso ficar atento.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: