Coração e Vida | Dia Nacional da Saúde: conheça a importância do ‘check up’

Dia Nacional da Saúde: conheça a importância do ‘check up’

Especialista indica os principais exames que devem ser feitos para manter a saúde em dia

5.08.2019 | por Equipe Coração e Vida

 

FOTO:shutterstock

FOTO: shutterstock

Hoje, dia 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde. E para lembrar a data, nada melhor do que falar sobre a importância com os cuidados que cada um deve ter com o bem-estar físico e emocional.

Por isso, Coração & Vida conversou com o cardiologista do Instituto do Coração (InCor), Carlos Serrano, sobre a importância de realizar periodicamente o chamado check-up‘: exames de rotina que devem ser feitos para monitorar a saúde de forma preventiva, a fim de detectar possíveis doenças antes mesmo do aparecimento de sintomas e, sobretudo, do avanço para complicações irreversíveis.

É por meio de exames, muitas vezes, simples, que é possível identificar os chamados fatores de risco. A exemplo do diabetes, colesterol alto e hipertensão – entre os principais que podem evoluir para quadros graves, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

O especialista destaca, ainda, que o primeiro check-up deve ser feito entre 30 e 35 anos, mas para quem tem histórico familiar de doenças hereditárias, o ideal é que o acompanhamento médico comece aos 25. Para comemorar o Dia Nacional da Saúde, com a ajuda do cardiologista, Coração & Vida preparou uma lista com os principais exames que devem ser feitos para manter a saúde em dia. Confira:

Exame de sangue
Simples e indolor, o exame de sangue ou hemograma completo ajuda a identificar condições como anemia e problemas nas funções renal, hepática e na tireoide — além de avaliação do sistema imunológico como todo.

Ultrassom abdominal
Esse exame de imagem é utilizado para visualizar órgãos internos, como fígado, vesícula biliar, pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga. A partir dele é possível descartar a existência de tumores nessa área do organismo, entre outras condições.

Radiografia do tórax
É usado para verificar se há doenças que afetem o tórax total e suas estruturas próximas.

Colonoscopia
Se não tiver indicação, pode ser feito por volta dos 50 anos. Para quem tem histórico familiar de doenças graves ou pólipos no órgão, deve ser feito antes. Esse exame é utilizado para mapear irregularidades no intestino, inclusive câncer.

Exames cardiológicos
Eletrocardiograma e o teste de esforço são exames que analisam as funções do coração e ajudam no diagnóstico de problemas como arritmia.

Exame de próstata
Exclusivo para homens, é usado para detectar câncer de próstata, o segundo tumor maligno que mais faz vítimas entre os homens, só perdendo para o câncer de pulmão. O exame deve ser feito a partir dos 50 anos, ou 45 para quem tem histórico familiar da doença.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

 

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.