Coração e Vida | Dr. Kalil explica como identificar sinais de AVC

Dr. Kalil explica como identificar sinais de AVC

Acidente vascular cerebral pode deixar sequelas se não tratado a tempo; aprenda a identificar

10.04.2019 | por Equipe Coração e Vida

Quando o assunto é Acidente Vascular Cerebral (AVC) o vulgo derrame cerebral  não há tempo a perder: os sinais e sintomas podem surgir de repente, e saber reconhecer o mais rápido possível diminui o risco de sequelas e mortalidade, explica o cardiologista Dr. Roberto Kalil.

“Você já ouviu falar em SAMU? Não me refiro ao serviço de resgate, mas essa sigla também pode te ajudar muito a socorrer alguém que esteja sofrendo um AVC”, explica o especialista.

De acordo com o médico, se a pessoa disser que está com formigamento no rosto, nos braços, fraqueza nos membros superiores e dor de cabeça, a primeira coisa que devemos fazer é manter a calma, mas agir com rapidez. “Coloque a pessoa sentada em uma cadeira, por exemplo, e então lembre-se da sigla SAMU”, recomenda o cardiologista.

S de sorriso – “Peça para a pessoa sorrir. Se ela estiver tendo um AVC, ela não vai conseguir – ou vai ter muita dificuldade. A boca pode ficar meio torta, inclusive”, alerta o médico.

A de abraço – “Esse passo serve para ver se a pessoa tem força suficiente para levantar os dois braços. Não conseguir um dos braços é um indício forte da doença”, explica Dr. Kalil.

M de música –  “Peça para a pessoa cantar alguma coisa simples, como uma música simples. Observe se a voz fica embolada ou meio enrolada, ou se a pessoa tem dificuldade para entender o que você está pedindo”.

U de urgência –  “Se você está diante de uma pessoa com uma pessoa com sintomas que já citamos, não necessariamente ela está tendo um AVC, mas muito provavelmente está. É hora de ligar para o serviço de urgência por meio do número 192”, recomenda Dr. Kalil.

O médico alerta que, diante do AVC, cada minuto conta para diminuir sequelas e salvar a vida dessa pessoa.

Veja abaixo o vídeo em que o Dr. Kalil explica mais sobre o AVC:

+ Leia também: Dr. Kalil explica por que o excesso de álcool aumenta o risco de infarto

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.