Dr. Kalil explica: diabetes pode provocar problemas cardíacos?
O que o excesso de açúcar no sangue tem a ver com o coração? Tudo. De acordo com o cardiologista Prof. Dr. Roberto Kalil, o diabetes aumenta em até cinco vezes o risco de ter doenças cardíacas, como o infarto agudo do miocárdio.
“Cerca de metade das mortes de pessoas com diabetes acontece por problemas cardíacos. O diabetes aumenta a quantidade de açúcar no sangue, levando a uma inflamação das artérias e, com isso, a formação de placas de gordura” explica o especialista. “Ora, se você tem placa de gordura nas artérias, você pode ter obstrução nas artérias. No cérebro, leva a um acidente vascular cerebral (AVC). No coração, a um infarto agudo do miocárdio”, alerta o especialista.
O especialista explica que o diabetes, associado a qualquer um dos fatores de risco, como hipertensão, tabagismo, sedentarismo e colesterol alto, aumenta muito o risco de AVC e infarto. Por essa razão, o recomendado é manter uma alimentação saudável e praticar atividade física, além de se consultar regularmente com um médico para ver como está a saúde.
Veja abaixo o vídeo em que o Dr. Kalil explica mais sobre o risco de infarto:
+ Leia também: Dr. Kalil explica: pressão alta é sempre silenciosa?