Coração e Vida | Dr. Kalil explica: dias quentes ajudam quem tem pressão alta?

Dr. Kalil explica: dias quentes são bons para quem tem pressão alta?

De fato, o calor colabora para dilatar as artérias, mas parar com a medicação sem orientação médica é perigoso

3.04.2019 | por Equipe Coração e Vida

Os dias quentes realmente favorecem quem tem pressão alta: o calor dilata as artérias, e assim a pressão arterial tende a baixar. “Mas esse benefício pode ser traiçoeiro”, explica o cardiologista Prof. Dr. Roberto Kalil.

Ele conta que a hipertensão é um mal silencioso, que agride as artérias do corpo, levando ao aumento do risco de doenças cardiovasculares. “Há várias graduações, desde a hipertensão leve até a hipertensão maligna. Nas leves, muitas vezes conseguimos tratar com exercícios, com controle de peso e uma dieta saudável, principalmente com pouco sal”.

Parar de tomar remédios é o problema

De acordo com Dr. Kalil, há muitos casos em que é necessário usar medicações para controlar a hipertensão arterial. No entanto, ele esclarece que não adianta tomar remédios se também não se dedicar para fazer exercícios físicos, controlar o peso e a quantidade de sal ingerida diariamente. “Mesmo que você esteja no verão, por exemplo, em que há a vasodilatação e a tendência é a pressão ficar um pouco mais controlada, não deixe de tomar a medicação”, alerta.

Só é aconselhado a parar com a medicação quando o médico orienta. “A suspensão da medicação no paciente com hipertensão arterial pode levar a consequências mais sérias”, diz.

Veja abaixo o vídeo em que o Dr. Kalil explica sobre a relação da hipertensão com os dias quentes:
a

+ Leia também: Sinais de hipertensão se confundem com pressão baixa; entenda

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.