Coração e Vida | Dr. Kalil faz alerta sobre trombose provocada por viagens longas

Dr. Kalil faz alerta sobre trombose provocada por viagens longas

Prevenir é fundamental e devemos buscar ajuda médica quando alguns dos sintomas se manifestarem

30.01.2019 | por Equipe Coração e Vida

Quem não gosta de viajar, não é mesmo? No início do ano, por ser período de férias escolares e também por causa do verão, muita gente aproveita para sair da rotina e descansar longe de casa. No entanto, explica o cardiologista Dr. Roberto Kalil, é preciso tomar medidas para evitar o surgimento da trombose.

A trombose acontece quando um coágulo obstrui a circulação normal do sangue, e isso pode ser causado pela imobilidade durante longas viagens.

“O coração é uma bomba de músculos que bombeia sangue para todo o corpo. E é uma bomba bastante potente: bombeia cinco litros de sangue por minuto, para oxigenar os tecidos da cabeça aos pés”, explica o médico. Em seguida, as veias trazem o sangue de volta para os pulmões e para o coração.

Em viagens longas, diz Dr. Kalil, o retorno desse sangue ao coração pode estar prejudicado, seja pela posição em que a pessoa fica, como ficar sentado muito tempo com a perna para baixo. “Se você tem fatores de risco, varizes, for fumante ou tomar anticoncepcional hormonal, há uma chance maior de formar coágulos nas veias da perna”, detalha o especialista.

Por causa dessa má postura, por exemplo, algum coágulo pode se formar nas pernas e, quando as veias trouxerem o sangue de volta para os pulmões, um desses coágulos pode ir para o pulmão, causando um quadro gravíssimo chamado de embolia pulmonar. “Muitas vezes pode ser fatal”.

Sinais da trombose

“A perna incha”, explica Dr. Kalil. “Você pode ter dor ou não, mas muitas vezes pode começar com uma dor na panturrilha, como se fosse uma cãibra. Isso já pode ser o início da formação de um trombo”, alerta.

Portanto, fique atento a qualquer inchaço na perna após viagens longas – principalmente se for em apenas uma delas – e evite o problema durante o passeio.

Assista ao vídeo em que o Dr. Roberto Kalil explica como evitar a trombose durante viagens longas e dá dicas de exercícios preventivos:

+ Leia também: Um alerta sobre a trombose

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.