É possível morrer de susto? Dr. Kalil explica
É inevitável levarmos vários sustos durante a vida. Mas será que é possíve que um susto provoque a morte em decorrência de um infarto? O cardiologista Dr. Roberto Kalil explica que sim, mas é preciso que alguns fatores pré-existentes colaborem negativamente para isso.
De acordo com Dr. Kalil, o susto aumenta o estresse que, por sua vez, aumenta a liberação de adrenalina no corpo. “Essa adrenalina pode causar espasmos nas artérias do coração. A artéria é semelhante a um cano, e pode fechar por alguns momentos [por causa da adrenalina]”, explica o médico.
“Se essa artéria é doente, tem uma placa de gordura pré-existente, essa placa pode romper. Quando rompe, é que forma o coágulo e a pessoa infarta”, alerta.
Ou seja, não é todo mundo que vai morrer de susto por aí. Estão em risco as pessoas com fatores pré-existentes para doenças coronárias, aquelas que já têm as artérias comprometidas com placas de gordura, e não sabem que têm. “É o caso do diabético, do hipertenso, do fumante, do obeso, do sedentário”, explica Dr. Kalil.
Nesses casos, um susto pode desencadear o infarto.
Veja abaixo o vídeo em que Dr. Kalil explica sobre o risco de sofrer infarto em decorrência de um susto:
Leia também: Diabetes e cardiopatias têm relação