Coração e Vida | É primavera! Conheça os principais alimentos da estação

É primavera! Conheça os principais alimentos da estação

Legumes amarelos e verduras escuras estão entre os principais. Nutricionista fala sobre propriedades e benefícios:

23.09.2019 | por Equipe Coração e Vida
FOTO:shutterstock

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O desabrochar das flores anuncia a chegada da estação mais linda do ano: a Primavera! No Hemisfério Sul, a Primavera tem início em 23 de setembro e término em 22 de dezembro. É a estação que antecede o verão, sendo marcada por temperaturas amenas, aumento gradual da chuva e, claro, o reflorescimento da flora terrestre.

Tais circunstâncias fazem com que a safra dessa época seja farta, com uma vasta variedade de frutas, legumes e verduras.

“É importante aproveitar os alimentos da estação. São mais saborosos e menos contaminados por agrotóxicos”, afirma a nutricionista Adriana Ávila. Devido a larga escala de produção, acabam recebendo quantidades menores de produtos químicos.

Com a ajuda da especialista, Coração & Vida selecionou 9 alimentos típicos da Primavera, para você aproveitar ao máximo a estação. Confira!

1.Abacaxi pérola. É rico em vitaminas A, B1 e C, sendo benéfico para a imunidade e para a saúde dos olhos e da pele. Por ser pouco calórico (apenas 52 calorias em 100 gramas da fruta), é indicado para quem quer perder peso.

2. Laranja lima. Também é rica em vitamina C, além de ser benéfica para a saúde do estômago: ajuda na prevenção de gastrite, diminui a acidez estomacal e protege contra úlceras.

3.Caju
. Possui cerca de 5 vezes mais vitamina C que a laranja, o que potencializa significantemente o sistema imunológico. Além disso, seu teor de gordura é menor do que a maioria das outras frutas, protegendo o coração contra doenças cardiovasculares.

4.Abóbora. É fonte de fibra, potássio e vitamina C, sendo benéfica para a saúde cardíaca. Ainda tem atuação importante na absorção da glicose, ajudando a controlar o diabetes.

5.Batata-doce. É rica em fibras solúveis, principalmente a pectina, que ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares. Tais fibras também promovem saciedade, sendo indicada para quem quer perder peso.

6.Pimentão amarelo. É fonte de vitamina C e previne anemia.

7.Almeirão. Os componentes que dão o sabor amargo da verdura, denominados lactucina e lactupicrina, estimulam a função hepática, promovendo a desintoxicação do fígado e do organismo em geral.

8. Escarola. É rica em carotenoides, que ajudam na proteção das células

9. Espinafre. É fonte de folatos e ferro, que transportam o oxigênio para as células, evitando a anemia e a queda de cabelo.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

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1 comentário

  1. MARINA disse:

    Boa. Noite. Cadê. Dia. É. Um aprendizado na. Minha. Vida. Aprendo. Muito. Com. Vcs. Adorei. A reportagem dessa. Semana. Sobre. Alimentação. O. que. devemos. Comer. Certo. E. Saudável

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