Entenda as razões para a obstrução urológica, problema que acometeu Temer

26 de outubro - 2017
Por: Equipe Coração & Vida

Quando o presidente Michel Temer foi internado nesta quarta-feira (25) em decorrência de uma obstrução urológica, surgiu a questão: o que é esse problema e como se soluciona? De acordo com o urologista da Unifesp, Alex Meller, a principal causa dessa intercorrência em homens é o aumento da próstata.

“A retenção urinária acontece quando a pessoa não consegue esvaziar a bexiga e, cheia, provoca uma dor muito forte. Muitos passam mal de tanta dor”, explica Meller.

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Quando a próstata cresce, pressiona a uretra, estreitando-a. Com isso, a bexiga não consegue vencer a resistência do canal apertado para expulsar a urina, levando ao problema.

A partir de então, é preciso ir ao pronto-socorro para esvaziar a bexiga por meio de uma sonda, que proporciona o alívio imediato e é usada normalmente por sete dias.

Meller explica que o médico observa se, ao tirar a sonda, a pessoa volta a urinar normalmente. Se voltar, o tratamento em seguida é feito por meio de medicamentos. Se ao tirar a sonda a urina não for expulsa naturalmente, é necessário fazer a cirurgia de raspagem da próstata, por meio de videolaparoscopia.

A próstata pode aumentar de tamanho já a partir dos 40 anos, mas é entre 50 e 65 anos que acontece o maior crescimento. “Ela vai crescendo lentamente e depende dos níveis de testosterona. Normalmente, depois dos 65 anos, quando há uma queda no hormônio, aumenta mais devagar, mas isso é muito individual”, esclarece o urologista.

Estima-se que 80% dos homens terão próstata aumentada, mas somente metade deles vai precisar de algum tratamento. Apenas uma pequena porcentagem evoluirá com obstrução urinária em algum momento da vida.

Prevenção

Não é possível evitar que a próstata cresça por meio de bons hábitos de vida, já que é culpa da genética, mas é possível acompanhar o crescimento dela e intervir antes que aconteça uma obstrução urinária, explica Meller.

Para ter uma ideia, uma próstata normal pesa cerca de 25 gramas. Quando acontece a obstrução urinária, ela normalmente já está com 60 gramas. “É mais do que o dobro”, diz Meller.

Quem acompanha regularmente com um médico, toma remédios para evitar que a próstata cresça e usa até medicamentos para diminuir o tamanho, que demoram até seis meses para agir.

É importante lembrar, no entanto, que o crescimento da próstata não está ligado ao câncer. “Pode-se ter as duas doenças, mas elas não têm nada a ver uma com a outra”, tranquiliza.

Visitas anuais ao urologista a partir dos 50 anos para quem não tem antecedentes familiares de câncer e a partir de 45 anos para quem tem pele negra ou alguém na família que já teve câncer ajudam a detectar o câncer e, eventualmente, identificar o aumento da próstata, impedindo que se chegue ao ponto de uma emergência médica.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: