Entenda o que é o crescimento benigno da próstata, problema que atinge até 25% dos homens na meia idade

07 de novembro - 2018
Por: Equipe Coração & Vida

No novembro azul, mês de lembrar da prevenção do câncer de próstata, muitos têm dúvida: a hiperplasia benigna de próstata, conhecida como crescimento benigno da próstata ou próstata aumentada, pode se tornar um câncer? Afinal, como é o tratamento desse problema que pode atingir 1 a cada 4 homens acima de 50 anos, e que a incidência é de 90% naqueles acima de 80 anos?

De acordo com o William Nahas, urologista do Hospital Sírio-Libanês, o crescimento benigno da próstata não tem nenhuma relação com câncer. No entanto, ainda não se sabe o motivo de a próstata crescer. “Não sabemos se é por causa do envelhecimento do homem, ou por algum desbalanço hormonal”, diz o médico.

Só é feita uma intervenção quando o crescimento passar a prejudicar a qualidade de vida do paciente - Foto: Shutterstock
Quando o crescimento passar a prejudicar a qualidade de vida do paciente, o médico pode sugerir uma intervenção cirúrgica – Foto: Shutterstock

O problema, embora benigno, atrapalha bastante e exige acompanhamento médico a partir do momento que começa incomodar. “O crescimento da próstata abraça o canal da uretra de tal forma que pode dificultar o fluxo de urina, ou seja, um indivíduo vai começar a ir com maior frequência ao banheiro. Em vez de ficar três a quatro horas sem urinar, começa a ir de duas em duas, ou de hora em hora. O intervalo entre as micções se torna mais curto, e ele passa a acordar durante a noite para urinar”, diz Nahas.

Além disso, o crescimento da próstata – por apertar o canal da uretra – causa um jato mais fraco, e faz com que a pessoa faça mais esforço para urinar.

Tratamento

O tratamento só é feito quando o crescimento da próstata passa a causar sintomas e atrapalhar o dia a dia.

“Quando a pessoa fica incomodada pela situação, ou seja, tem piora na qualidade de vida, é realizada a raspagem, que é um procedimento transuretral, ou seja, a ressecção da próstata usando a via natural de acesso, sem necessidade de incisão. Nela, é removido o tecido benigno que cresceu e obstruiu o fluxo de urina”, diz o médico.

O procedimento, de acordo com Nahas, é relativamente tranquilo. “O paciente fica internado em média de dois a três dias. Hoje há também a possibilidade de se tratar o crescimento benigno da próstata com a vaporização. Os resultados são semelhantes, e a internação costuma ser mais curta”, tranquiliza o médico.

Leia também: Novembro azul chegou: não se esqueça de cuidar da próstata

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: