Estudo aponta queda na eficácia dos antibióticos

20 de outubro - 2015
Por: Equipe Coração & Vida

Um relatório publicado pela revista britânica The Lancet sugere que mais de seis mil mortes ocorridas nos EUA podem ter sido causadas por uma queda de 30% na eficiência dos antibióticos. Segundo a pesquisa, a maioria das mortes aconteceu em doentes submetidos a cirurgias de quadril, colorretais e tratamento de leucemia.

No documento, uma equipe de cientistas de diferentes instituições americanas estima que mais da metade de todas as bactérias que causam infecções são resistentes a antibióticos. Eles também estimam que uma em cada quatro infecções tratadas com antibióticos após cirurgias de câncer são fármaco-resistentes.

Estudo aponta queda na eficácia dos antibióticos
Foto: Shutterstock

Segundo reportagem da BBC de Londres sobre o assunto, a diretora de ação antibiótica e professora de microbiologia da Universidade de Birmingham, Laura Piddock, já havia alertado para os efeitos potenciais da resistência aos antibióticos nas operações de rotina.

Em entrevista ao portal da BBC, a professora destacou que as preocupações nos EUA em torno da eficácia dos antibióticos terão impacto em muitas áreas da medicina, incluindo os tratamentos para o câncer.

Ela afirmou que o relatório vai servir de alerta para que as empresas farmacêuticas pesquisem e desenvolvam novos tratamentos para infecções bacterianas.

“Sem eles, os pacientes terão menos possibilidade ​​de sobreviver ao câncer e assim serão incapazes de tirar partido das novas terapias que prolongam a vida.”

Pelo relatório, os investigadores analisaram o que poderia acontecer com as pessoas que sofreram operações comuns e estão sendo tratadas de câncer com quimioterapia se a resistência aos antibióticos aumentou em um terço.  Eles calcularam que nos EUA poderia haver mais de 120.000 infecções e mais de 6.300 mortes por ano.

Segundo a BBC, as superbactérias são agora uma grande ameaça à saúde global, com bactérias multirresistentes causando cerca de 400.000 infecções e 25.000 mortes na Europa a cada ano. Cerca de 50% das prescrições de antibióticos são inadequadas, de acordo com o texto.

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: