Experiências espirituais e religiosas ativam área de recompensa do cérebro, diz estudo
As experiências espirituais e religiosas ativam os circuitos de recompensa do cérebro, da mesma forma que acontece com o amor, sexo, jogos de azar, drogas e música.
Os resultados são da Faculdade de Medicina da Universidade de Utah e foram publicados nesta terça-feira (29) na revista “Neuroscience social”.
“Estamos apenas começando a entender como o cérebro atua durante as experiências que os religiosos creem ser espirituais, divinas ou transcendentais”, disse o autor do artigo e neurorradiologista Jeff Anderson. “Nos últimos anos, as tecnologias de imagem cerebral evoluíram de forma que estão nos deixando abordar questões que estão circulando há milênios.”
Especificamente, os pesquisadores selecionaram um grupo religioso para representar os sentimentos espirituais: os Mórmons. Eles foram colocados em um ambiente onde os participantes pudessem “sentir o espírito”.
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/experiencias-espirituais-e-religiosas-ativam-area-de-recompensa-do-cerebro-diz-estudo.ghtml