Coração e Vida | Férias de julho: hora de colocar as crianças para se movimentarem

Férias de julho: hora de colocar as crianças para se movimentarem

Especialista dá dicas de atividades que podem tornar o período de recesso mais divertido e saudável

1.06.2019 | por Equipe Coração e Vida
Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Aproveitar espaços públicos como parques, praças e praias para se movimentar com as crianças é sempre boa opção. E a prática vai ao encontro do que recomenda a Organização Mundial de Saúde: crianças menores de 5 anos devem passar menos tempo diante das telas de tevê, celular ou tablet. Médica do Núcleo de Pediatria do Hospital Sírio Libanês, Gilda Porta destaca algumas atividades que são essenciais para o período de recesso. Veja as ideias e divirta-se com os pequenos:

Andar de bicicleta
Além de entreter e divertir a molecada, pedalar ajuda no desenvolvimento muscular e ósseo da criança. Andar de bicicleta também estimula a coordenação motora e o equilíbrio corporal.

Brincar e caminhar ao ar livre
Estudos indicam que crianças que brincam e interagem na natureza desenvolvem mais a criatividade, e tornam se indivíduos fisicamente mais ativos.

Esportes coletivos
A prática de esportes, como futebol e vôlei, ajuda a criança a incorporar hábitos saudáveis, além de combater a obesidade infantil e proporciona interação social. Crianças em contrato com outras crianças é importante para o desenvolvimento dos pequenos.

Mais:
Slime caseiro: menina é intoxicada e especialista alerta sobre perigos da substância bórax


Nadar em clubes e praias
O nado é excelente atividade física. Além de fortalecer os músculos, ajuda no trato de problemas respiratórios, como bronquite e asma.

Colônias de férias
As colônias de férias oferecem diversas atividades, estimulando a prática de exercícios físicos e desenvolvendo o trabalho de socialização. Vale a pena o investimento.


Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.