Coração e Vida | Gatos transmitem doenças, saiba como preveni-las!

Gatos podem transmitir algumas doenças, saiba como preveni-las!

Em entrevista ao Coração & Vida, veterinário destaca cuidados ao comprar um felino

6.11.2015 | por Coração e Vida

O que é zoonose?

Zoonoses são doenças transmitidas dos animais felinos para os humanos. Precauções simples do dia a dia, como higiene, limpeza da caixa de areia, prevenção de pulgas e carrapatos e a vermifugação contra outros parasitas, podem diminuir os riscos de contrair doenças.

Em entrevista ao site Coração & Vida, o veterinário Clayton Gonçalves de Souza, do Centro de Saúde e Estética Animal Zoovet, destacou que é preciso ter alguns cuidados ao decidir ter um gato como animal de estimação.

“Verifique se as vacinas e a vermifugação estão todas em dia, e leve o animal ao veterinário com regularidade, para garantir a vida saudável do pet e de toda a família.”

Segundo o especialista, os felinos devem ser castrados e as janelas da casa teladas para evitar que o animal  saia de casa. “Dessa forma, evita-se que ele tenha contato com outros gatos na rua que podem transmitir a doença.”20151103-doencasGatos

Benefícios

Ter um gato ou qualquer outro animal em casa também traz muitos benefícios.

Estudos demonstram que esses bichinhos ajudam no desenvolvimento psicológico, social e na qualidade de vida das crianças, tais quais, aumento da responsabilidade, diminuição da ansiedade e stress, contribuição no aprendizado, integração familiar e diminuição do risco de desenvolvimento de alergias.

Crianças que são criadas com animais desde bebês diminuem o risco de desenvolverem algumas alergias, inclusive asma. Isso porque, com a convivência, os pequenos desenvolvem um sistema imunológico mais forte. Esse efeito, no entanto, não acontece entre adultos que já sofrem de alergias.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. graca disse:

    Muito bom saber adoro animais tenho três gatas bey abandonada devido a gravideza onde nasceu 5 filhotes, jad achei na rua , nega vinha todos os dias roubar comida das meninas e conquiste com muito custo ..

  2. Gilberto Lopes da Silva disse:

    MUITO BOA A REPORTAGEM. E O ALERTA.
    Deixe aqui sua Mensagem

  3. malu disse:

    Quando eu tinha 3 anos de idade ganhei o meu primeiro animalzinho de estimação… Um gato… Nunca tive problema respiratório, nem problema na pele, nem doença nenhuma q possam dizer q venha dos gatos… Mas eu jah fui contaminada por humanos. … Eu SEMPRE dormi com gatos na minha cama, no meu travesseiro e até encima de mim… E só me transmitem calorzinho e felicidade… Esse blá, blá, blá todo aí desse veterinário, não serve pra mim.

  4. Ellyagna lima disse:

    Tenho um gato, e eu meu marido somos muitos apegados, ele dorme as vezes na nossa cama, fica nos nossos pés, não tenho coragem de tirá-lo, isso pode nos prejudicar? Esse gato fortaleceu nosso casamento! Por incrível que pareça

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.