Mudanças de hábitos simples podem trazer mais felicidade
Inserir na rotina hábitos que promovam a felicidade pode trazer mais bem-estar, saúde, e, consequentemente, qualidade de vida.
Neurologista do Hospital Sírio Libanês, Mateus Trindade afirma que diversas pesquisas já comprovaram que indivíduos felizes até responder melhor a tratamentos de saúde. “E há algumas atividades bem simples que emitem sinais ao cérebro, facilitando a liberação de neurotransmissores que dão a sensação de prazer, como endorfina e dopamina”, explica.
Por isso, com a ajuda do especialista, Coração & Vida selecionou cinco hábitos que podem trazer mudanças positivas no dia a dia:
Se exercitar
A prática de atividade física, ainda que realizada por apenas 10 minutos diários, libera endorfina, um hormônio natural produzido pelas reações do nosso cérebro. É responsável pela sensação de bem-estar, aliviando tensões musculares e regulando a liberação de outras substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo.
Ouvir música
Diversas pesquisas associam o ato de ouvir música ao aumento da liberação de dopamina: neurotransmissor associado à sensação de prazer e motivação. Além disso, pode auxiliar no alívio de sintomas de ansiedade, stress, depressão ou insônias.
Mais:
10 dicas para diminuir o consumo de açúcar e sal
Sorrir mais
Ao sorrir, o cérebro é induzido à real sensação de felicidade. Isso acontece porque há liberação de um hormônio conhecido como serotonina. Assim como a endorfina e a dopamina, a serotonina é considerada um hormônio da felicidade e do prazer. Tem como função a condução de impulsos nervosos de um neurônio a outro.
Ser generoso
Ajudar a quem precisa é bom para todo mundo. Um estudo de Harvard mostrou que os funcionários que ajudam outras pessoas no trabalho, por exemplo, têm 40% mais chances de receber uma promoção. Também traz alegria.
Acreditar que o melhor ainda está por vir
Ter pensamento positivo torna as pessoas mais otimistas em relação ao futuro, tornando-as mais felizes e até mesmo mais produtivas.
Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo