Holter 24 horas: tudo o que você precisa saber sobre o exame

27 de julho - 2021
Por: Lidia Capitani

Não invasivo e com alta eficácia para avaliar a saúde cardíaca, aparelho utilizado para exame simples está entre os principais na hora do check-up. Entenda:

Um pequeno gravador portátil capaz de registrar continuamente a atividade elétrica do coração, por meio eletrodos fixados na pele. Este é o chamado aparelho Holter. Simples, não invasivo e indolor, pode ser utilizado por 24hras, para acompanhar o ritmo cardíaco do paciente durante um dia inteiro e “diagnosticar arritmias ocasionais que podem não ser detectadas no eletrocardiograma de curto período”, explica o Dr. Sergio Timerman, cardiologista do Instituto do Coração (InCorHCFMUSP).

Para que serve

O Holter 24 horas é indicado em casos de:

  • Desmaios;
  • Palpitações;
  • Tonturas;
  • Suspeita de fibrilação atrial;
  • Controle durante o tratamento com medicações que afetam o sistema elétrico cardíaco;
  • Arritmias;
  • Dor torácica frequente e incapacitante;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Pacientes que já sofreram infartos;
  • Necessidade de avaliação após procedimentos como a ablação;

De acordo com Timerman, o aparelho pode ser colocado no paciente por qualquer especialista de saúde bem treinado. Quando acoplado ao tórax, o exame fornece dados relevantes para a análise clínica da parte elétrica do coração. Ele indica dados como frequência cardíaca, pausas, quantificação de arritmias, correlação com sintomas e ainda é possível relacionar estes eventos com os períodos do dia, divididos entre vigília e sono.

Orientações

Não há contraindicações para a realização do exame. Porém, lesões na pele do tórax ou alergias podem dificultar o procedimento. Além disso, é indicado que o paciente tome banho antes do exame, uma vez que o aparelho não pode entrar em contato com a água. Também não é recomendado utilizar cremes hidratantes no dia.

O cardiologista orienta que o paciente siga sua rotina normalmente, incluindo atividades físicas. “Se ele sente palpitações ou dor torácica quando está sob estresse físico ou mental, por exemplo, é importante que o paciente tente reproduzir essas situações no dia do exame”, afirma.

Além do registro do eletrocardiograma, é importante que o paciente anote suas atividades diárias e sintomas durante o exame. Não há problemas em dormir com o aparelho, porém, o médico recomenda que travesseiros e colchões magnéticos não sejam usados — pois interferem no resultado.

Importante também o paciente informar se faz uso de marca-passo e trazer a carteirinha de identificação do aparelho para cópia das informações. A utilização de aparelhos celulares, micro-ondas e equipamentos eletrodomésticos, está permitida.

Resultado

Com o avanço da telemedicina, os resultados do exame de holter 24 horas podem ser enviados à distância para os centros médicos — o que agiliza o processo e fornece credibilidade ao laudo, uma vez que é possível ter acesso à médicos especializados em arritmias cardíacas de qualquer parte do país.

O diagnóstico analisa a correlação entre os sintomas e as alterações eletrocardiográficas identificadas no exame. “Pausas acima de três segundos, por exemplo, podem trazer consequências graves aos pacientes”, explica o cardiologista. Já as arritmias devem ser analisadas através dos aspectos da quantidade, duração e pela variação de morfologia; “além da associação com sono e atividade física”, complementa o especialista.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: