Inca estima 57 mil casos novos de câncer de mama em 2016

06 de outubro - 2016
Por: Equipe Coração & Vida

O Inca (Instituto Nacional de Câncer) estima 57.960 mil casos novos de câncer de mama em 2016. A doença é a que mais mata mulheres no Brasil.

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Durante a campanha do “Outubro Rosa”, mulheres são estimuladas a realizar exames e a entender melhor a doença, principalmente para desfazer os mitos que cercam o câncer de mama e alertar para a importância do diagnóstico precoce.

Foto: Shutterstock
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Os exames têm a capacidade de detectar tumores ainda na sua fase inicial e permitir que as mulheres portadoras do câncer possam iniciar o tratamento o quanto antes.

O SUS (Sistema Único de Saúde) garante o exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias, desde que exista recomendação médica.

A faixa dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritário para a realização do exame preventivo pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e seguida pelo Ministério da Saúde.

Para tratar o câncer de mama, o SUS oferece cirurgias oncológicas (mastectomia, conservadoras e reconstrução mamária), radioterapia e quimioterapia.

Em 2015, foram 18.537 mastectomias e cirurgias conservadoras, 2,9 milhões de procedimentos de radioterapia e 1,4 milhão de sessões de quimioterapia, além de 3.054 cirurgias de reconstrução mamária.

Segundo o Ministério da Saúde, as mamografias no país cresceram 37%, no comparativo entre os primeiros semestres de 2010 e 2016, passando de 1,6 milhão para 2,2 milhões no período.

Na faixa etária de 50 a 69 anos (considerada prioritária), o aumento foi ainda maior (64%), saindo de 854 mil para 1,4 milhão de mamografias no mesmo período.

Na comparação com anos fechados, o aumento foi de 36% entre 2010 (3 milhões) e 2015 (4,1 milhões).

Já as mamografias realizadas na faixa etária prioritária aumentaram 61% entre 2010 (1,5 milhão) e 2015 (2,5 milhões).

Campanha

Para alertar as mulheres e desconstruir os mitos associados ao câncer de mama, o Ministério da Saúde e o Inca lançaram um hotsite específico da campanha.

A ideia é informar e conscientizar sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para a redução da mortalidade.

A campanha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” tem como um dos objetivos enfatizar a importância de a mulher ficar atenta a alterações suspeitas nas mamas.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; e saída espontânea de líquido dos mamilos.

Uma alimentação saudável, praticar atividade física regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são algumas ações que podem contribuir para a redução do risco do desenvolvimento de diversas doenças, inclusive o câncer de mama.

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