Insuficiência cardíaca: o que é, sintomas e tratamento
Falta de ar, cansaço, inchaço nas pernas, dificuldade para fazer exercícios físicos. Esses são alguns dos sintomas da insuficiência cardíaca, doença que ocorre quando o coração apresenta dificuldade em bombear sangue adequadamente para o corpo.
Existem diferentes causas para o problema. A insuficiência cardíaca pode ocorrer, por exemplo, como consequência de outras doenças cardiovasculares, como infarto e miocardite (inflamação do músculo cardíaco), ou da doença de Chagas (infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e que pode causar danos ao coração). Após o diagnóstico, fazer acompanhamento médico e seguir com o tratamento recomendado por um profissional é extremamente importante.
Há opções de tratamento e controle da doença, que dependem da causa. “Há vários recursos para controlar ou mesmo reverter alguns casos de insuficiência cardíaca, incluindo associação de fármacos e, em situações mais graves, o transplante cardíaco”, explica o médico cardiologista Roberto Kalil, presidente do InCor e diretor da Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.
O médico cardiologista ressalta que o melhor caminho ainda é – como no caso de muitas doenças – a prevenção. Isso envolve o controle de fatores como hipertensão e diabetes, além de evitar o tabagismo. Adotar um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, é fundamental: tais hábitos ajudam a evitar uma série de problemas de saúde que podem agredir o coração.
(Imagem: Shutterstock)