Coração e Vida | Inverno: temperatura cai, mas a pressão sobe - Coração e Vida

Coração e Vida

Inverno: temperatura cai, mas a pressão sobe

Sintomas da hipertensão podem ser acentuados durante os dias mais frios

5.08.2014 | por Equipe Coração e Vida

Gabriela Queiroz

Basta a temperatura cair para o ar ficar mais seco e frio, ocasionando mudanças na respiração, bem como o surgimento de gripes, resfriados e todas as chamadas “doenças de inverno”. No entanto, não são apenas essas alterações que ocorrem no organismo durante esta estação.

Os hipertensos também acabam sofrendo nesta época do ano, já que a pressão arterial é alterada juntamente com a queda de temperatura. O cenário pode ser explicado da seguinte maneira: imagine que o organismo funciona como um termômetro corporal, ou seja, quando a temperatura ambiente sobe, ou desce, o sistema muda seu funcionamento para que o corpo continue a funcionar em aproximadamente 36 graus.

Segundo Luiz Bortolotto, diretor da Unidade de Hipertensão do Incor, o sistema nervoso simpático — responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial e concentração de açúcar no sangue — não permite que o corpo esfrie e entre em parafuso. No entanto, como ações geram reações, por conta dessa mudança no organismo, os vasos se contraem e acabam elevando a pressão arterial. “É importante notar que a pressão arterial de todas as pessoas será elevada, independentemente de terem a doença ou não”, afirma o especialista.

hipertensão

Estresse, consumo excessivo de sal e sedentarismo também influenciam o aparecimento da hipertensão / Foto: Shutterstock

Além disso, não bastasse as mudanças no sistema nervoso corporal, o inverno também provoca alterações nos hábitos da população, de uma forma geral. Enquanto a alimentação se torna mais pobre, rica em gorduras e carboidratos, o frio acaba “expulsando” as pessoas de ambientes abertos e até mesmo de academias de musculação. Resumindo: comemos mais e nos exercitamos menos.

A hipertensão é considerada, antes de tudo, uma doença com grande carga genética. No entanto, além desses fatores as principais causas são: estresse, consumo excessivo de sal e também o sedentarismo. Portanto, segundo os especialistas, nesta época do ano é importante tomar cuidado com a alimentação rica em sódio e seguir com a prática de exercícios físicos, ainda que em menores proporções.

Outro fator importante a ser notado no inverno é o aumento da concentração de poluentes no ar. Em estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), mencionado por Bortolotto, 50 funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foram analisados durante o período de férias, quando há menos carros nas ruas e consequentemente menor quantidade de poluentes. A pesquisa concluiu que quando os níveis de poluição do ar aumentam, há uma alteração significativa na pressão dentro das artérias. Portanto, vale ficar mais atento durante o inverno, que vai até o dia 22 de setembro.

Confira abaixo algumas recomendações para evitar a hipertensão:

hipertensão

Deixe seu comentário

18 comentários

  1. neyva andreia viana disse:

    pois eu sou hipertenso ha dez anos nao pratico exercicio, meu peso e baixo mais tenho que maneral no sa lnao bebo nao fumo ,sou muito nervosa e anciosa e estressada

  2. CLAUDIOMAR SILVEIRA DOS SANTOS disse:

    Estranho a poluição alterar a pressão 😮 … Importante observar que o frio que aumenta a pressão é o c o r p o r a l … Daí que se deve agasalhar até que pressão fique próxima da normal … Respirar pelo nariz … À noite a pressão costuma aumentar, durante o sono, bastante … Pelo menos a minha … Isto pode causar avcs em veias fragilizadas … Convem, dormir com dois travesseiros sob a parte inferior das pernas, dormindo de barriga para cima ou um entre as pernas, dormindo de lado … São comuns os derrames nos olhos, justo por isto … Se acorda com os olhos vermelhos devido ao rompimento das frágeis veias oculares … ~rr*

  3. Andre disse:

    Deixe aqui sua Mensagem

    Quanto é o normal subir ? 1 ponto ? 2 pontos ? …

  4. Genilda Mattos disse:

    Estou com minha pressão alterada desde do dia 01/06 acordei com nariz sangrando muito cheguei no hospital com a pressão 22/12 sendo que sempre foi baixa e agora não consigo que abaixe sempre 15/08; 17/13; 15/11 o quê posdo fazer estou acomoanhada por cardiologista mas ele apenas me medicou com calmante e não está resolvendo. Vcs podem me orientar? Obrigado

  5. Militon Siqueira de oliveira disse:

    Bom dia tenho 52anos,sempre tive a pressão normal 12/8 faço ecocardiograma com dople anualmente, ermograma completo ,façocaminhadas evito sal ,mas tomo muito café e consumo açúcar mas nada exagerado ,mas de 2semanas para cá ao fazer a medição da minha pressão notei que ela estava um pouco alta pergunto :ofato de tomar muito café pode ter contribuído para o alimento da pressão, ou existem outros fatores?

  6. Militon Siqueira de oliveira disse:

    A minha pressão chegou a 16/10sendo que era 12/8

  7. ZELIA DE MORAES ROSA disse:

    Deixe aqui sua MensagemMinha pressão estava sempre 12por 8 e ultimamente deu 14 por 9 tomo remédio Procimax para sindrome Panico será isso causa e não faço nenhuma atividade só trabalho fora

  8. Heloisa disse:

    Já tomei remédio para hipertensão,mas com mudança de alimentação e exercícios físicos ela regularizou,e a dois anos não tomava mais,mas esse ano está muito frio,e tbm diminui os exercícios e ela está em 15.5,devo voltar a tomar o remédio?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, mas recomendamos que procure o seu especialista para uma avaliação mais detalhada sobre o caso.

  9. Alessandra Leite disse:

    Deixe aqui sua Mensagem. Minha pressão fica super bem controlada no verão, mas no inverno sobe, tenho tido picos! Fico ansiosa, preocupada, como posso fazer para controlar melhor no inverno?

    • Tathiana Barbar - Equipe Coração e Vida disse:

      Agradecemos o contato, o que pode ajudá-la a controlar a pressão no inverno é a realização de atividade física, uma boa alimentação, a diminuição do sal e a redução do consumo de bebidas alcoólicas, entre outras coisas.

  10. jose roberto leite disse:

    Tomo lozartana 50, tenho 69 anos, esse inverno tenho verificado PA- 14.8; 15.9; 17.9, o que devo fazer, ou reduzir alimentação.

  11. Samantha Siqueira disse:

    Meu esposo tem 75 anos ele tem hipertensão, faz uso pela manhã dos medicamentos: valsartana de 160 mg, atenolol de 25mg, à noite toma anlodipino de 5mg, e outro atenolol de 25mg . a pressão dele é excelente no verão, mais no inverno além de tomar esses medicamentos ainda tem que fazer uso de um SOS c\ captopril e Lexotan e assim mesmo sobe . a pressão dele tem que ser no máximo 12/80 , pois tem prótese na artéria aorta abdominal de um aneurisma e tem um aneurisma na aorta torácica ascendente de 4.5 ( conclusão a pressão não pode subir) O que podemos fazer? Por favor me ajudem pois os médicos da minha região não estão dando jeito.

  12. Augusto Campos disse:

    Tomo remedio para hiprtensão ha mais de 10 anos, minha pressão geralmente é 14×9 ,ou 13×9 , mas estes dias me senti estranho é minha pressão estava na casa de 10×6 , fiz a medição 03 dias seguintes e estava nesta faixa, deixei de tomar o comprimido com medo que caisse mais ainda.Hoje ao medir estava 15×10 ou seja , é complicado.

  13. Nancy Vitol disse:

    Minha pressão arterial no braço esquerdo é bem menor que no direito, tipo: 130/80 lado esquerdo e 180/11 lado direito. Pode ser algum problema?

  14. Antônio cunha disse:

    Tenho 62 anos a quatro dias.minha pressão está alterado entre 14×9 15 x9.5 erao13x9. 12×8 no calor nao .sob só no frio eixe aqui sua Mensagem

  15. Ana maria disse:

    Estou tendo pico de pressão no inverno sobe demais, no verao e baixa 11×7 no inverno 17×10 e uma luta estou fazendo caminhada

  16. Mirna Mendonça disse:

    Tenho 70 anos e desde que me tornei VEGANA FOI COMO NAZCER DD NOVO ….EU SEM SABER QUE ISSO IRIA ACONTDCER, FIQUEI LIVRE DE UMA ENXAQUECA QUD SOFRIA DESDE CRIANÇA, ACORDO TODOS OS DIAS BEM CEDO CAMINHO E ANDO DE BIKE TODOS OS DIAS..tomo banho frio, mesmo no inverno tenho pressão normal, enfim minha saúde ótma !!!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.