Coração e Vida | Jejum intermitente: vale a pena? - Coração e Vida
Qualicorp

Coração e Vida

Jejum intermitente: vale a pena?

Passar fome propositalmente é um estilo alimentar em alta, mas é preciso saber mais sobre isso antes de apenas suspender a alimentação

9.05.2017 | por - Equipe Coração e Vida

Perda de peso, melhorias no metabolismo, até mesmo um ganho na expectativa de vida. Não é à toa que o chamado jejum intermitente – uma suspensão da alimentação que cessa e recomeça em grandes intervalos de tempo – vem sendo muito comentado como “a dieta do momento”. O quanto disso é verdade, é assunto para os especialistas em nutrição.

“Quando feito corretamente, realizado em apenas alguns dias da semana, por um período de tempo adequado a cada pessoa, o jejum traz mesmo um aumento da taxa metabólica em repouso”, explica a nutricionista Paula Hertel, de São Paulo.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

No jejum intermitente (chamado mais de “estilo alimentar” do que de dieta) não se trata exatamente de quais alimentos uma pessoa opta por comer, mas de quando ela fará isso. Em geral, o regime consiste em jejuar diariamente por 16 horas ou fazer jejum de 24 horas duas vezes por semana.

Hertel aponta que, sob essa condição, acontece uma reprogramação celular no período de jejum, levando a adaptações de desenvolvimento cognitivo. Resumidamente: jejuar pode acabar melhorando o desempenho neurológico e físico das pessoas de acordo com as pesquisas da área.

Há também, segundo estudos, uma alta na ação do hormônio de crescimento, melhorando a mobilização da gordura corporal (facilitando a perda de medidas), e uma redução no risco de diabetes tipo II (pela redução da resistência à insulina no organismo). Tudo depende de cada indivíduo, logicamente, mas os benefícios parecem realmente ser acentuados nesses pontos.

Essa forma de se alimentar, porém, pede um período de adaptação – e daí ser necessário, sempre, fazer um acompanhamento com um profissional apropriado. Além disso, não podem fazer jejum intermitente pessoas que já usam remédios para diabetes (pelo risco de hipoglicemia) e outros dois grupos em especial.

“Pessoas com tendência à compulsão alimentar e pessoas muito ansiosas não devem tentar esse tipo de regime”, reforça a nutricionista. Segundo estudiosos do jejum intermitente, ele também não deve ser feito principalmente por crianças, adolescentes, idosos e gestantes.

Recentemente, porém, a atriz Deborah Secco causou surpresa ao dizer em uma entrevista que fazia jejum intermitente e ficava sem comer por até 23 horas. O detalhe (chocante para muitos, daí a polêmica) é que ela estava grávida. Especialistas concordam que, pela gestação ser um período de grande demanda nutricional, não é nada aconselhável seguir esse exemplo.

Também não deve entrar nesse tipo de estilo alimentar quem pratica exercícios físicos regularmente – e precisa de uma reposição adequada de nutrientes. De outra forma (se uma pessoa pratica atividade física e não se alimenta normalmente), a chance de hipoglicemia é grande.

A ideia desse tipo de regime não é nova – teria, na verdade, uma inspiração histórica bem longínqua. Durante o período paleolítico, quando os humanos precisavam caçar sua comida, era natural passar dias em jejum, e depois basear quase todo o consumo em proteína e gordura (também um foco de muitos adeptos do jejum intermitente).

Esse é o aspecto “instintivo” do regime, defendido por quem pratica. Mas os especialistas também lembram que, na vida moderna, deve-se levar em conta o nível de estresse do indivíduo e, por exemplo, seus níveis de colesterol. Tudo para que a ideia de se beneficiar do “jejum ancestral” não acabe trazendo efeitos ruins para a saúde no presente.

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

95 comentários

  1. Simone disse:

    Preciso perder muitos quilos

  2. Marlene disse:

    Deixe aqui sua Mensagemmeu peso 72 k altura 1,63. Quero perder somente 5 kilos

  3. Mariluana Monteiro disse:

    Olá Boa tarde

    Estou muito acima do peso e por ser muito baixa estou sofrendo com muitas dores nas pernas e costas preciso perder urgente 20kg pois minha altura é de 1.55 é meu peso 76.6

  4. Leonice Barbosa vieira disse:

    Bom dia mim chamo Leonice quero eliminar 15 kilos presiso saber o que comer depois do jejum intermitente,se posso almoçar comer algum tipo de pão ou bolacha .

  5. Luciene Mendes Castelão disse:

    Tenho 57 anos preciso eliminar urgente peso tenho 1,67 peso 113,900k.O que devo fazer?

  6. Maria Aluisia de Farias pessoa disse:

    Tenho 68 anos e faço jejum intermitente a 8 meses me sinto bem devo parar ou continuar????

  7. Vani rodrigues disse:

    Bom dia! Estou fazendo o jejum intermitente 16/8 quantas calorias posso ingerir por dia para nao ganhar peso. Para emagrecer. Tenho 54 anos. Um metro e meio.peso 100 kilos. Me orientem por favor. Não faço uso de nenhum remedio e não tenho problema nenhum de saúde. aqui sua Mensagem

  8. Leila assis disse:

    Gostaria de mais detalhes sobre o assunto. Qual o tempo , e o que comer depois.

  9. MICHELINE PEREIRA disse:

    Gostaria de receber dicas de como consigo através da alimentação aumentar o ganho massa muscular .

  10. Cristiane disse:

    Oi, estou amamentando três a quatro vezes por dia, minha bebê está com 8 meses, posso fazer o jejum intermitente?

  11. Maria Do socorro disse:

    Quero perder uns 10 quilos

  12. Ana Cláudia disse:

    Deixe aqui sua Olá Boa tarde
    Estou muito acima do peso e por ser muito baixa estou sofrendo com muitas dores nas pernas e costas preciso perder urgente 20kg

  13. Élida disse:

    Preciso perder 15 kilos

  14. Maria de fatima disse:

    sua Mensagem….preciso perder 5 kilos você pode me ajudar pois vou ser madrinha de casamento em final de novembro …pode me ajudar

  15. Beatriz disse:

    Depois do jejum, posso comer normalmente,ou o que devo comer?

  16. Yara Machado disse:

    Vc volta a comer coisas leves como frutas, tapioca, banana entre outras frutas

  17. Cristiane Fernandes disse:

    Depois do jejum quais alimentos consumo?

  18. Eliana Ramos disse:

    Deixe aqui sua Mensagem
    Quero fazer essa diet gostaria mais sobre esse assusto

  19. kamila disse:

    Tenho muitas dores no corpo nas costas principalmente tenho 1.80 de altura e peso 120

  20. Sandra disse:

    Deixe aqui stenho 49 anos estou 85 kg minha altura é de 1,65 estou muito acima do peso ….preciso de ajuda

  21. Cleuza lorane f.cardoso disse:

    Olá tenho 38 anos não posso fazer nem um tipo de exercícios proibida por médicos e estou com 75kl 153 de altura quero muito emagrecer no mínimo 15 kl ja iria me sentir melhor

  22. Aliceia disse:

    Olá boa tarde , 56 anos e estou acima do peso tenho 1.59 de altura e atualmente estou pesando 86,5 , já estive com 89.6gostaria de chegar pelo menos aos 75k

  23. Amanda Maia disse:

    Bom dia… preciso perder urgente 20 kilos.. tenho 1.61 de altura e peso 86.0 kilos… me sinto muito sedentária… muitas dores nas pernas… o que devo fazer?

  24. Ingrid regina disse:

    Boa tarde .tenho 1,60de altura 64kilos,quero perder 5 kilos.

  25. RAPHAEL MOURA disse:

    Pessoal, o jejum intermitente é apenas uma estratégia. Se na janela de horas que você pode comer e você comer mais do que você gasta diariamente, em algumas semanas verá um aumento de peso e gordura. O ideal é fazer o jejum e manter a alimentação um pouco a baixo do seu gasto diário (um pouco abaixo, de 300 a 500 calorias)
    Já estou no meu 4º mês de jejum 16/8 e já se foram 15 kg de gordura e ganhei 6 kg de massa muscular. Mantendo um aeróbico moderado todo dia pela manhã em jejum e treino de musculação ao fim da tarde. O jejum intermitente é uma excelente estratégia aliada a exercícios e a uma alimentação saudável.

  26. Maria disse:

    Bom dia.
    Pode beber água durante a dieta??

  27. Tatiana disse:

    Deixe aqui sua gostaria de saber como se faz o jejum intermitente
    Mensagem

  28. Alda de freitas disse:

    Tenho 1,50k e peso 63k não consego perde mais que isso. Fiquei interessado

  29. Vanuza disse:

    Preciso perde 14 kg caso de saúde tô com 88kg 1’64

  30. Gleyce Botelho de sousa disse:

    Deixe aqui sua Mensagempreciso pesar 58 pois tenho 1.58 de altura

  31. Cleonice Perin disse:

    Estou começando o jejum intermitente e gostaria de saber qual a alimentação quando volto a comer ! Antes do jejum devo cuidar o q como também? Obg Bjooo

  32. Thayrone Carvalho disse:

    Tenho 22 anos,meu peso atual e 61kg quero peder 8 kg

  33. Ana disse:

    Anos atrás eu só comia no café da manhã e o almoço. No início dá muita fome. Pode beber água, mas não se janta de jeito nenhum. Se emagrece muito rápido e no início você não se sente feliz, mas depois… Parece que tudo fica mais leve. Evitar açúcar, e industrializados.

  34. AMABILE INEZ DE OLIVEIRA disse:

    Tenho 68 kg e 1: 58 de altura como posso fazer essa dieta, e por quanto tempo e horas

  35. Ana Lúcia disse:

    Boa noite,
    Comecei a dieta low carb, no dia 09/09/2017, pesava 79,800 e tenho 1,61 de altura, hoje depois de 1 mês e 10 dias perdi 3,200.
    Meu objetivo é chegar aos 68 quilos.
    Como estou fazendo sozinha, depois de ter lido a respeito, gostaria de saber, se estou no caminho certo.
    Obrigada.

  36. Helio rabelo disse:

    Deixe aqui sua Mensagemo.
    Bom, estou fazendo o IJ de 24 horas 2 dias na semana e o de 16 horas no outros 5 dias da semana… Faco 10 minutos de esteira e 35 minutos de musculacao 3x na semana na parte da noite ( os dias de IJ 24 horas n faco).
    Tenho uma vida um pouco corrida, venho fazendo o IJ ja tem 6 semanas e n senti nenhum efeito ruim… mt pelo contrario… durmo muito melhor, meu dia ficou ate mais produtivo…. entendi que nosso corpo nao precisa refeicao toda hora.. na era paleolitica os seres humanos nao tinham tanta comida a disposicao como temos hj… sobre o IJ que venho fazendo vale a pena ressaltar que meu BF baixou bastante… os musculos estao com definicoes mais visíveis e perdi bastante peso… sei q cada pessoa tem um metabolismo diferente da outra.. eu comecei com IJ de 10 horas, depois 12 e depois 16 horas e faco o de 24 horas 2x na semana Em dias intercalados.. comigo ta dando certo… encaro isso como uma reducacao alimentar…

  37. Cíntia Aparecida da Silva Pereira disse:

    Deixe aqui sua Mensagem eu preciso perder peso com urgência pois estou muito acima do peso me ajudem por favor obrigado

  38. Simone disse:

    Preciso emagrecer urgente

  39. Eliete disse:

    Quero perder 5 quilos

  40. Karla disse:

    Peso 64 kg tenho 1,54. 33 anos gostaria de chegar aos 55 kg

  41. Ana.claudia disse:

    Tenho 23 anos minha altura 1.72 e peso 79.4 qual meu peso certo??

  42. Renata Gualberto disse:

    Quero perder 7kg

  43. Renata Gualberto disse:

    Ah tenho 1,63 e estou pesando 65kg

  44. sueli peres da silva disse:

    estou acima do peso peso 76 kilos e tenho 1.59 de altura tenho 46 anos preciso perder pelo menos 5 kilos

  45. Luziane Barbosa disse:

    Estou com 115kilos não consigo emagrecer faço caminhada .cinto muitas dores nos pés.

  46. Jacira Moraes disse:

    Deixe aqui sua Mensageml
    É uma forma importante de se disciplinar,
    Que eu e alguns parentes necessitamos!
    Parabéns pela publicação!

  47. Simone Valéria dos Santos Diniz disse:

    Boa tarde…estou com 86kg…
    Engordei depois que meu bebe nasceu.
    Sai do hospital com 74kg e engordei 12kg.
    Meu bebezinho já está com 5 meses e estou cada vez maior.

  48. Maria nadia disse:

    Eu gostaria de perder 8 quilo mais tô tendo dificuldades

  49. Vera Lúcia De Souza Queiroz disse:

    Deixe aqui sua Mensagem tenho 56 anos peso 88 kg e tenho 1,63 , faço de tudo pra emagrecer , faço exercícios físicos 3 vezes por semana e não consigo perder uma grama.

  50. Raquel rosa de Almeida vieira Almeida disse:

    agostaria muito de fazer o jejum pois preciso perder 8 kilos por favor me ajudem …

  51. Roberto disse:

    Comecei a fazer jejum intermitente ha 2 semanas e perdi 7kg. Faço a janta as 19hs e só almoço ao meio-dia com baixo carboidrato., ou seja, refeições bem equilibrado. Também faço alguns exercícios físicos em casa mesmo usando peso do corpo.
    Tem que ter força de vontade e disciplina…daí com certeza chega no resultado.

  52. Rosemary Aparecida Rulli disse:

    Sou diabética e o máximo que consigo no jejum intermitente são 16 horas.Conyrolo a alimentação mas não sinto diferença no peso…o que devo fazer?

  53. Juliana disse:

    Gostaria muito de fazer o jejum

  54. Nana Simões disse:

    Estou muito acima do meu peso,minha altura é de 1,57 meu peso no momento é de 73kg

  55. Rosangela disse:

    Boa tarde!
    Tenho 42 anos e 1,68 de altura,estou pesando 97 kg.
    Preciso muito emagrecer.

  56. Maria Celina disse:

    Tenho 56 anos ,peso 83 kg ,tenho 1,61 de altura ,gostaria de perder uns 10 kg ,o que devo fazer ?

  57. Margane disse:

    Preciso eliminar com urgência 25 kg
    Estou muito acima do peso
    Altura 1.58
    Pesi 91
    Idade 56 anos
    Sofrendo muitas dores nas pernas

  58. Viviane disse:

    Estou fazendo o jejum intermitente e estou amando

  59. Claudia Carvalho disse:

    Boa noite! Tenho 1.69, pesando 78k ,estou com 59 anos, não sou sedentária faço musculação 4a5dias na semana. Preciso emagrecer 10k, gosto de comer guloseimas, não tenho hábito de frituras. Como posso começar esse jejum? Tem contra indicação para hipertenso? Devo ir ao endocrinologia antes? Aguardo sua resposta. Obgda

  60. Ana disse:

    Bom dia preciso perder 6 kilos daqui pra o dia 1 de janeiro estou correndo contra o tempo

  61. Lilian Pereira dos santos morais disse:

    Preciso perder 20 kilos
    Estou querendo fazer o jejum
    Como faço

  62. Lygia disse:

    Boa noite preciso perder 9 kilos quero saber mais sobre o jejum intermitente como faço ?

  63. Fabiani Souza disse:

    Bom dia , preciso perder 10kilos e gostaria de saber mais sobre o jejum intermitente como eu faço ?

  64. josiane disse:

    estou fazendo uma dieta por conta propria , eu comeco o dia tomando agua , e faco uma refeicao so com frutas, e passo o dia inteiro so tomando liquido sem acucar . e por volta das 18 horas faco uma refeicao normal. to me sentindo bem ,emagrecendo tambem.sera que posso continuar ou tem algum problema

  65. Kika disse:

    Oieeee…eu preciso e quero eliminar uns pesos…kkkkk
    Na real tenho 59 anos…1,68 de altura e estou atualmente muito acima do meus peso, estou com 78 kg…quero eliminar 18 quilinhos mas se conseguir 15 já estou no lucro…vou começar urgentemente o jejum intermitente…já pesquisei e até salvei alguns links e achei bem interessante e fácil, além de simples.
    Depois eu conto aqui como está sendo, ok???
    By by

  66. Aline disse:

    Olá! Boa noite, há muitos anos faço esse jejum sem querer, a minha última refeição é a janta, que é servida às 19:00 horas, não sinto mais fome, só vou me alimentar no almoço, que é 12:00.
    Me acostumei, pois também não sinto fome, e nem consigo comer de manhã.

  67. Claricindo Gonçalves de Souza disse:

    Tenho 64 anos e 1.83 de altura e 138.900 kl,sinto mtas dores nos joelhos e tomo remedio p ipertenção e tenho q emagrecer urgentimente 25 kl,me ajude p favor.

  68. Graciela Ap Romao disse:

    Boa noite! Gostaria muito de fazer essa dieta estou com 10 quilos acima do meu peso , como devo começar essa dieta ? E oque como depois do Jejum? Obrigada

  69. Carla disse:

    Quero eliminar 21 kl , pra minha saúde

  70. Rosangela D. A. Licca disse:

    Boa noite
    Tenho 60 anos, 1,50 m, meu peso 78 kg…gostaria de saber como proceder e quais alimentos devo comer ..quantidade..
    Não faço nenhum tipo de atividade..
    Tenho que emagrecer 15 kg
    Gratidão

  71. Selma disse:

    Oi quero perder 10 kg vou.comecar hoje á Dieta espero conseguir bom resultado, força á todos e todas

  72. Policena disse:

    Olá, estou fazendo o jejum intermitente há 10 dias. Gostaria de sugestões de cardápio.

  73. Missilene disse:

    Tenho 38 anos 1,MT 60 86 kg quero perder 20 kg

  74. Elisa Donizente de Oliveira disse:

    Deixe aqui sua Mensagem Boa tarde!! Eu gostaria muito de fazer esta dieta intermitente para perder medidas, não quero perder massa será que eu consigo. Como devo fazer??? Grata

  75. Feminino disse:

    Quero receber mais informações, faço dieta desde 12anos e agora com 56 está muito difícil emagrecer mesmo com orientações da nutricionista.Aguardo

  76. Pâmella disse:

    Deixe aqui sua Mensagem Boa Noite ” Estou muito acima do peso e gostaria muito de fazer a dieta intermitente tenho 19 anos altura 1,65 peso 89

  77. Elaine disse:

    fiz essa dieta por uma semana não emagreçi nada nem um grama.o que acontece?

  78. Rose disse:

    Olá
    Gostaria de perder 5kls qual o tempo necessário do jejum Intermitente?

  79. Glauci disse:

    Bom dia, estou fazendo o jejum. Já perdi 7 kilos em duas semanas. Funciona mesmo.
    Boa sorte para quem for fazer.

  80. Luzanira Furtado disse:

    preciso perder 12 kg nao sei por onde começar.

  81. Adriana martins disse:

    Me perco um pouco nesta dieta , mas estou tentando fazer , estou bem gordinha 79 kls e altura 1.60 sera que consigo

  82. Eunice disse:

    Olá estou com 100g minha altura é 1,60 preciso perder peso e nem sei como começar sou diabética tipo 2

  83. Marlene Sodré dos Santos Silva disse:

    Preciso saber se jejum intermitente não posso beber água e isso
    E se faço academia de manhã
    Exemplo se janto as 21 horas vou tomar café as 9 da manhã e como malho já que malho as 7 da manhã

    • Equipe Coração e Vida disse:

      Boa tarde, Marlene! A água não quebra o jejum, mas o recomendado é consultar um especialista antes de aderir a essa prática de jejum intermitente, para verificar se é adequado para o seu caso.

  84. Áurea Araújo disse:

    Deixe aqui sua Mensagem oi boa noite tenho 57 anos 1:64 estou pensando atualmente 86 quilos estou pensando em fazer jejum intermitente de 17 horas

  85. Eliana santos Pires disse:

    Tenho 53 anos. 163 MT peso 86 kilos gostaria de perder peso chegar a 70 kilos

  86. Fabiana disse:

    Bom dia
    Tenho 42 anos , 1,63 peso 95 kilos
    Gostaria de perder 20 kilos
    Quantas vezes por semana posso fazer o jejum intermitente?

  87. Sandra disse:

    Possso beber sucos nessa dieta???

  88. Lidiane disse:

    Deioixe aqui sua Mensagem oi tenho 38 ano o meu peso e 81 quilos tenho que perde 25 quilos

  89. Lourdes Scandelari disse:

    Fiz bariátrica há 4 anos emagreci 50 k, só que dps voltou 10 k e não consigo mais perder, quero fazer o jejum, podem me orientar por favor? Preciso perder esses 10 k , tive paralisia infantil e é difícil pra caminhar. Obrigada

  90. Solange disse:

    Oi boa tarde estou fazendo jejum intermitente a 2 semanas e 2 vezes na semana atividades fisica mais ainda não emagreci é normal?

    • Equipe Coração e Vida disse:

      Oi, Solange, tudo bem? O ideal é você consultar um nutricionista antes de praticar o jejum intermitente. Ele poderá orientar uma dieta saudável aliada à prática. Obrigado!

  91. Onildo soares disse:

    Gosto de almoçar as 9hs manhã e jantar as 15hs. Fora desses horários não sinto fome. A nutricionista me passou uma dieta para eu comer de 3 em 3 horas. Será que se eu trocar meus habitos alimentares em vez de fazer bem vai prejudicar?

    • Equipe Coração e Vida disse:

      Olá, Onildo, boa tarde! Você pode conversar com sua nutricionista sobre o jejum intermitente. Ela saberá recomendar o melhor para você de forma individualizada. Obrigado!

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.