Leite de marsupiais pode ajudar no combate às superbactérias
O leite materno do diabo da Tasmânia, marsupial que vive em uma ilha ao sul da Austrália, contém proteínas que poderiam ajudar na luta global contra as cada vez mais mortais “superbactérias” resistentes aos antibióticos, disseram pesquisadores australianos na terça-feira.
As superbactérias são bactérias que desenvolveram resistência devido principalmente ao uso inadequado de antibióticos, e por isso não podem ser tratadas com os medicamentos existentes.
Segundo um estudo britânico recente, estas superbactérias poderiam chegar a matar até 10 milhões de pessoas por ano em 2050, ou seja, serão tão mortais quanto o câncer.
Cientistas da Universidade de Sydney descobriram peptídeos (elementos de base de uma proteína) presentes no leite da fêmea do diabo da Tasmânia que podem matar algumas superbactérias, entre elas o estafilococo dourado, resistente à meticilina, e os enterococos, resistentes ao poderoso antibiótico vancomicina.
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2016/10/1824076-leite-de-marsupiais-pode-ajudar-no-combate-as-superbacterias.shtml