Levantamento traz raio-x da saúde do brasileiro
Thiago Fraga
Pouco mais de 39% dos brasileiros com mais de 18 anos foram diagnosticados com pelo menos uma das 11 doenças crônicas não transmissíveis na primeira edição da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada no início de dezembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento indicou que as doenças crônicas (câncer, depressão, colesterol alto, diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral – AVC, asma, insuficiência renal, problemas de coluna e problemas osteomoleculares) constituem os problemas de saúde de maior magnitude no Brasil, uma vez que respondem por mais de 70% das causas de mortes registradas.
A pesquisa indica que as enfermidades poderiam ser evitadas, uma vez que as doenças crônicas não transmissíveis estão associadas a fatores de riscos, como tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo. A análise do comportamento dos brasileiros pode demonstrar quais hábitos devem ser combatidos ou melhorados.
Menos da metade da população brasileira com mais de 18 anos (37,3%) consome os 400 gramas de frutas, legumes e hortaliças ao dia, como sugere a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O consumo de álcool, um fator de risco para doenças, também aparece no estudo. No total, 24% dos brasileiros costumam ingerir bebida alcoólica uma ou mais vezes na semana. O uso do tabaco é outro a causar preocupações e prejuízos à saúde. Quase 22 milhões de pessoas (15%) utiliza derivados da substância uma ou mais vezes na semana.
A prática de exercícios físicos, considerada fator de proteção, ainda não é disseminada entre a população. Apenas 22,5% dos brasileiros com mais de 18 anos pratica o nível recomendado de 150 minutos por semana de atividade leve ou moderada ou de, pelo menos, 75 minutos de atividade intensa.
Alguns dos itens contemplados na pesquisa já foram temas de reportagens no Coração & Vida. Acesse o conteúdo especial a partir dos links a seguir:
Não deixe a saúde para depois – Vida Saudável
Atitudes para prevenir problemas cardiovasculares
Cigarro, um dos vilões do coração
Câncer de Mama – Mitos e Verdades
Desafios da Depressão
Casos de AVC em jovem disparam