Livro de Roberto Kalil vira referência bibliográfica

30 de setembro - 2016
Por: Equipe Coração & Vida

O livro “Medicina Cardiovascular – Reduzindo o Impacto das Doenças”, dos cardiologistas Roberto Kalil Filho, diretor de cardiologia do InCor e do Hospital Sírio-Libanês; e Valentin Fuster, professor da Icahn School of Medicine e médico chefe do Hospital Mount Sinai (NY), foi aprovado pela Comissão Julgadora do Título de Especialista em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) como referência bibliográfica.

Especialistas lançam livro sobre medicina cardiovascular

Com isso, a obra, lançada em maio de 2016, servirá como ferramenta de ensino e revisão ao médico que almeja o Título de Especialista em Cardiologia (TEC) e de aprendizado para todos os profissionais que atendem pacientes com doenças cardiovasculares.

Cardiologista Roberto Kalil Filho – Foto: Divulgação
Cardiologista Roberto Kalil Filho – Foto: Divulgação

O livro tem um total de 104 capítulos em 2.020 páginas, e é dividido em dois volumes. O primeiro com oito seções, totalizando 1.116 páginas, e o segundo, com sete seções, somando 904 páginas.

As doenças cardiovasculares estão entre as maiores causas de óbito no mundo e elas têm mostrado um preocupante crescimento.

A cada ano, 140 mil pessoas morrem de problemas no coração no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O estilo de vida é a maior ameaça à saúde na atualidade. As pessoas não fazem exercício, o estresse é constante no dia a dia e elas não se preocupam com a saúde”, afirma Roberto Kalil.

Segundo o cardiologista, as principais medidas para mudar o estilo de vida é começar a fazer exercício, manter uma dieta saudável, largar o cigarro, não usar drogas e não ingerir álcool em excesso. Além disso, quem tem diabetes e hipertensão precisa de acompanhamento médico.

A obra ajuda a entender de modo amplo as doenças relacionadas com o coração, incluindo desde a avaliação do paciente e diagnóstico até uma extensa discussão sobre a cardiologia preventiva e os mais sofisticados métodos de tratamento utilizados na medicina cardiovascular atual.

Além dos dois editores, o livro conta com o editor-associado Cícero Piva de Albuquerque e mais 266 colaboradores.

Título

O Título de Especialista em Cardiologia foi criado pela SBC em 1968, sendo posteriormente regulamentado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por meio da Resolução CFM 1286/89.

Ele tem como objetivo distinguir o profissional médico apto a exercer a especialidade de Cardiologia Clínica por meio de adequada formação médico-científica, de acordo com a SBC e a legislação vigente.

CartaKalil

Compartilhe:

Dúvidas?
Envie sua pergunta para o

RESPONDE

acesse

Notícias Relacionadas: