Livros sobre saúde passam a atrair público mais jovem
Milla Oliveira
A cidade de São Paulo recebe entre os dias 22 e 31 de agosto a 23ª Bienal Internacional do Livro, evento que espera atrair cerca de 800 mil visitantes durante o período. O crescente interesse dos brasileiros por livros nos últimos anos atinge também a área de Saúde, conforme apurado por Coração & Vida.
Em busca de hábitos de vida mais saudáveis, o brasileiro tem recorrido às livrarias para encontrar informações de especialistas sobre bem-estar e saúde. As temáticas frequentes na relação dos livros mais vendidos dentro do segmento são dieta e emagrecimento, segundo dados levantados por Coração & Vida.
No site da livraria FNAC, por exemplo, o campeão da área é o título Eu Não Consigo Emagrecer, de autoria do médico Pierre Dukan, especialista em comportamento alimentar. Outros temas recorrentes são gravidez, cuidados com crianças, rejuvenescimento, sexualidade e doenças. Ainda assim, o tema saúde não figura entre os dez livros mais procurados na livraria Saraiva.
De acordo com informações da FNAC, o público consumidor de publicações sobre saúde e bem estar é formado, em sua maioria, por mulheres com idade acima de 28 anos. Entretanto, dados da livraria dão conta de que a faixa etária vem diminuindo, ou seja, há mais interesse dos mais jovens pelo assunto.
É o caso da esportista Caroline Tedesco, 21, que começou a ler livros da área de Saúde quando, por volta dos 18 anos, sentia dores musculares após a corrida, esporte que pratica desde a adolescência. “Passei a ler tudo sobre lesões musculares em livros e revistas da área”, afirma. Caroline conta ainda que sempre debate com o seu personal trainer as informações absorvidas com a leitura para tomar decisões sobre a sua prática esportiva com mais segurança.
Já a dona de casa Damaris Barbosa, 46, procura estabelecer alguma relação do que lê com os temas de suas consultas médicas. “Eu sempre procuro nos livros mais informações sobre o que o médico disse a respeito da minha saúde”, conta, acrescentando que vai às livrarias em busca de temas como ioga, doenças e, principalmente, dietas.
Para a nutricionista Anna Carolina Alves, do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, é necessária cautela ao tentar seguir conselhos sobre dieta encontrados em livros e revistas. “Caso haja dificuldades em consultar um nutricionista, é importante verificar se estas publicações são ligadas a instituições de referência ou se há a consultoria de algum profissional importante na área”, aconselha.
De acordo com a especialista, muitas dessas dietas ilustradas em livros são focadas em resultados rápidos e fazem com que a pessoa perca peso sem saúde. “O ideal é que a dieta seja individualizada, considerando os aspectos físicos de cada pessoa”, pondera.
A seguir, confira os livros sobre Saúde mais vendidos na FNAC: