Coração e Vida | Metas para 2019: veja dicas para não desistir já no início
Qualicorp

Coração e Vida

Metas para 2019: veja dicas para não desistir já no início

Um dia de cada vez: metas mais curtas ajudam a elevar a autoestima para objetivos maiores

2.01.2019 | por Equipe Coração e Vida

Quem nunca fez uma lista com metas para atingir no novo ano, mas abandonou todas elas ainda em janeiro? Saiba que essa atitude é muito comum, mas há formas e estratégias de fazer com que esse erro não se repita em 2019.

De acordo com Maria Alice Fontes, psicóloga e doutora em saúde mental pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a primeira coisa a se fazer é ter consciência de que procrastinamos – e muito.

Estabelecer metas menores ajuda na confiança e autoestima - Foto: Shutterstock

Estabelecer metas menores ajuda na confiança e autoestima – Foto: Shutterstock

“Muitas pessoas acham que isso é parte da personalidade e que são assim mesmo. Reconhecer que existe um problema e que é preciso resolvê-lo para alcançar as metas é muito importante”, aconselha.

Se você já deixou de atingir metas outras vezes, a psicóloga recomenda que não trace metas difíceis. “Metas distantes e desafiadoras podem dar a sensação de que a pessoa não dará conta”, diz. O intuito, no entanto, é sempre construir a autoestima para que a pessoa se sinta capaz de atingir os objetivos.

Um dia de cada vez

Começar com metas pequenas é a chave para vencer um dia de cada vez. “O ideal são metas em que a pessoa possa se comprometer por um dia, coisas que ela pode sentir e realizar para o dia seguinte”, explica a psicóloga.

Além disso, é preciso que os objetivos sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis e realísticos, além de definir um tempo específico para atingi-los. “Uma pessoa que quer emagrecer, por exemplo, precisa definir quanto de peso quer eliminar, em quanto tempo, se perguntar se é uma meta alcançável e se é algo que ela pode conseguir”, diz Maria Alice.

“Às vezes é uma coisa longínqua, e não é o ideal. A pessoa tem que se comprometer com o hoje: hoje ela não vai comer doce. Não é até o mês que vem ou até o ano que vem. É hoje. É algo mensurável e alcançável”, explica.

Compromisso com o sucesso

Outro ponto negativo é desistir diante do primeiro percalço. Um exemplo é um furo na dieta, em que o pensamento quase automático vem e diz que, já que tudo já foi por água abaixo, não adianta mais continuar no esforço. Não é bem assim.

“Quando uma pessoa tem a sensação de que não conseguiu, a chance de ela abandonar é muito grande”, explica a psicóloga, sobre a importância de pensar em um dia de cada vez.

“Precisamos sempre que a pessoa tenha um reforço positivo. Em geral, nós mesmos somos nossos maiores críticos. Precisamos falar: ‘eu sou capaz, eu posso’. Quando aceitamos nossas limitações e imperfeições é que temos a coragem de sermos imperfeitos e mesmo assim continuar acreditando. É o caminho do sucesso”.

Metas que podem melhorar sua vida em 2019

– Se propor a separar um tempo para momentos de relaxamento com amigos, família ou até mesmo sem companhia. É preciso retornar ao básico e ter tempo de qualidade com quem amamos;

– Praticar exercício físico com regularidade, sempre pensando em um dia de cada vez;

– Melhorar a alimentação, mas sem radicalismos;

– Propor procurar andar sempre em equilíbrio, pois o que faz a diferença na vida é sempre o equilíbrio dos hábitos

– Cuidar da saúde mental, separando um tempo diário só para você

– Meditar para conseguir viver de forma plena o momento presente

– Se desafiar a passar um tempo por dia longe de eletrônicos, como celular, computador ou TV

Leia também: 7 benefícios da atividade física para mulheres

Revisão técnica
Prof. Dr. Max Grinberg
Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
Autor do blog Bioamigo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.
* Campos obrigatórios.

Esse site é melhor visualizado no modo Portrait.

Esse site é melhor visualizado no modo Landscape.